metropoles.com

Perda de peso: dispositivo estimula nervo com luz para controlar apetite

Pequeno dispositivo estimula as terminações do nervo vago, responsável pela regulação da ingestão de alimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Texas A&M University College of Engineering/Divulgação
Dispositivo optogenético gástrico sem fio
1 de 1 Dispositivo optogenético gástrico sem fio - Foto: Texas A&M University College of Engineering/Divulgação

Considerada uma epidemia global, a obesidade segue desafiando médicos sobre quais os melhores tratamentos para ajudar pacientes com sérios problemas de saúde devido ao peso. Cientistas da Universidade A&M, no Texas (EUA), descreveram um minúsculo dispositivo médico, ainda em fase de teste, que requer um procedimento operatório simples para a implantação. Os detalhes do estudo foram publicados na edição de janeiro da Nature Communications.

Ao contrário de cirurgias de redução de estômago, que são muito invasivas e prolongam o período de recuperação dos pacientes, o dispositivo optogenético gástrico proporciona a sensação de “estômago satisfeito” ao estimular as terminações do nervo vago – o maior dos nervos cranianos, que é responsável pela regulação da ingestão de alimentos – com luz.

0

Ao contrário de outros dispositivos que requerem um cabo de alimentação, este dispositivo é sem fio e pode ser controlado externamente a partir de uma fonte de radiofrequência remota. O tamanho também impressiona: o aparelho tem raio de 5,5mm e espessura de 1mm.

“Queríamos criar um dispositivo que não apenas exigisse cirurgia mínima para implantação, mas também nos permitisse estimular terminações nervosas específicas no estômago”, disse o Dr. Sung II Park, professor assistente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação. “Nosso dispositivo tem o potencial de fazer essas duas coisas em condições gástricas adversas, o que, no futuro, pode ser extremamente benéfico para pessoas que precisam de cirurgias dramáticas para perda de peso.”

Manutenção do peso

A obesidade coloca as pessoas em risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Para aqueles com índice de massa corporal superior a 35 ou que tenham pelo menos duas condições relacionadas à obesidade, a cirurgia oferece um caminho para que os pacientes não apenas percam o excesso de peso, mas também mantenham seu peso a longo prazo.

Do estômago ao cérebro

Em busca de tratamentos menos invasivos, o nervo vago tem recebido muita atenção como alvo contra a obesidade, uma vez que fornece informações sensoriais sobre a plenitude, desde o revestimento do estômago até o cérebro.

Embora existam dispositivos médicos que podem estimular as terminações do nervo vago e, consequentemente, ajudar a conter a fome, esses dispositivos são semelhantes em design a um marca-passo, ou seja, fios conectados a uma fonte de corrente fornecem choques elétricos para ativar as pontas do nervo.

As tecnologias sem fio, bem como a aplicação de ferramentas genéticas e ópticas avançadas, têm o potencial de tornar os dispositivos de estimulação nervosa menos complicados e mais confortáveis ​​para o paciente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?