Cientista cria música que reduz cansaço e melhora ritmo de corrida. Topa?

Depois de revisar 139 pesquisas sobre o assunto, professor da Universidade de Brunel propõe um hit para atividades físicas

atualizado 29/07/2020 13:29

TREINOPixelfit vi Getty Images

O especialista em psicologia da música e exercícios da Universidade de Brunel, em Londres, professor Costas Karageorghis, criou uma música com o objetivo de melhorar o desempenho físico das pessoas durante uma corrida e reduzir significativamente a sensação de cansaço.

Para elaborar o hit Run With Me, Karageorghis se baseou no resultado de uma pesquisa liderada por ele, que revisou 139 estudos sobre o efeito da música em atividades físicas. De acordo com o trabalho publicado na revista Psychological Bulletin, a música pode influenciar o treino de duas formas: síncrona (ela age como um metrônomo e dá ritmo ao movimento) ou assíncrona (ela aumenta a performance).

O professor Karageorghis confia que a faixa criada por ele seja efetiva para melhorar o desempenho em cerca de 5%. Ele afirma que os benefícios de ouvir música durante atividades físicas foram observados pela primeira vez por um cientista de Nova York em 1911. Na época, o autor descobriu que os ciclistas andavam 8,5% mais rápido com uma banda militar tocando do que quando havia silêncio.

Em sua conclusão, Karageorghis sustenta que escutar música melhora significativamente as sensações entre os atletas, aumenta o desempenho físico, reduz o esforço percebido e melhora a eficiência do consumo de oxigênio. “Observamos a relação entre o ritmo cardíaco de trabalho durante o exercício e a preferência pelo ritmo da música e sabemos que, em uma intensidade moderada de corrida, o ritmo ideal fica entre 130 e 140 batimentos por minuto”, afirma.

Últimas notícias