metropoles.com

Câncer de ovário: conheça os sintomas da doença da cantora Letrux

Cantora Letrux fez uma cirurgia nesta terça-feira (31/10) para retirar o tumor. Veja sinais que indicam câncer de ovário

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Foto colorida da cantora Letrux em cama de hospital após cirurgia de retirada de câncer de ovário - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da cantora Letrux em cama de hospital após cirurgia de retirada de câncer de ovário - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Letícia Novaes, cantora conhecida como Letrux, anunciou nesta terça-feira (31/10) que passou por uma cirurgia para a retirada do câncer de ovário que descobriu ter no início de outubro.

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer do colo do útero, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Sintomas do câncer de ovário

São estimados cerca de 4,3 mil novos casos da doença por ano no Brasil e, só em 2021, cerca de 4 mil pacientes morreram em consequência da condição. Os quatro principais sintomas da presença da doença são:

  • Inchaço no abdômen;
  • Dor de barriga;
  • Sensação de saciedade logo após começar a comer;
  • Necessidade frequente de urinar ou evacuar.

Os sintomas não são específicos e acontecem em muitos cânceres ginecológicos. Os principais fatores de risco associados ao câncer de ovário são idade, infertilidade, menarca (a primeira menstruação) precoce, menopausa tardia, histórico familiar, fatores genéticos, excesso de peso e não ter tido filhos.

Foto de ovários, útero, sistema reprodutivo feminino feito em papel - Metrópoles
Câncer de ovário é o segundo câncer ginecológico mais comum do Brasil

O câncer de Letrux

A cantora decidiu contar que estava com câncer no ovário para conscientizar as mulheres sobre a importância de fazerem os exames periódicos e desconfiarem de sintomas. Após a cirurgia, ela usou as redes sociais para dar mais detalhes sobre o seu tipo de tumor.

“Passo aqui para dizer que correu tudo bem na minha cirurgia”, explicou na legenda da foto em que aparece deitada em uma cama de hospital. “Meu tumor era ‘borderline’, um tumor ovariano que apresenta uma proliferação epitelial atípica maior do que a observada nos tumores benignos, mas sem a destruição presente nos tumores malignos”, completou.

“Pode ser que apenas ter retirado o ovário direito já seja suficiente e eu não tenha que fazer tratamento. Vamos torcer por isso”, continuou Letrux. A cantora revelou que apesar das dores, segue tranquila: “Estou bem dolorida porque o rasgo vertical na barriga foi intenso. Mas muito aliviada que o cenário é mais brando. Um beijo para geral que mandou mensagem, presente, axé. Viva a vida!”.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?