metropoles.com

Brasil pede extensão de prazo para decidir sobre aliança de vacinas da OMS

Países têm até a sexta-feira para decidir se vão participar ou não do grupo que negocia imunizações mais baratas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
seringas
1 de 1 seringas - Foto: Getty Images

O governo federal informou, nesta quinta-feira (17/9), que pediu uma extensão de prazo para decidir sobre a entrada na aliança de vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covax Facility. O grupo deve reunir cerca de 170 países para negociar preços mais baixos em futuras imunizações contra a Covid-19. A data limite para a decisão é nesta sexta (18/9) e o Brasil não é a única nação a pedir mais tempo para tomar a decisão.

Em nota, a Secretaria de Comunicação do governo afirma que o país quer “ter mais informações sobre as condições para a aprovação regulatória, instrumento jurídico aplicável, vacinas em desenvolvimento, suas características de armazenamento e transporte logístico”. As informações são do jornal O Globo.

A OMS já sinalizou que países com contratos firmados pela imunização (como o Brasil e a vacina de Oxford) podem participar da aliança de forma flexível. No último mês, o país sinalizou que entraria no grupo para adquirir imunizações suficientes para 20% da população, mas não confirmou a decisão até o momento. A maior preocupação do Brasil é ter que investir novamente em uma vacina que já foi comprada pelo governo, embora se entenda o perigo de apostar em apenas uma opção de imunização. Há nove fórmulas que podem fazer parte do consórcio.

“Desde junho, o governo brasileiro integra a ACT-Accelerator, iniciativa multilateral que visa acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso a diagnósticos, medicamentos, tratamentos, testes e sobretudo vacinas contra a Covid-19”, diz a nota.

O governo não informou se o pedido de mais tempo já foi respondido.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?