Beber demais apressa relógio biológico e envelhecimento, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriram que consumo excessivo de álcool causa dano ao DNA

atualizado 28/07/2022 13:04

bebida alcóolica Getty Images

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriram que beber álcool além da conta está relacionado ao dano ao DNA, aceleramento do relógio biológico e envelhecimento precoce. Foram analisados dados de 250 mil pessoas para chegar à essa conclusão. O estudo foi publicado na revista científica Molecular Psychiatry.

Segundo os cientistas, os indivíduos que tomaram mais de 17 unidades de álcool por semana (equivalente cinco taças grandes de vinho) apresentaram telômeros menores. A estrutura fica nas pontas do DNA e, como acontece com o plástico que fica no final do cadarço, evita que o fio seja danificado. Ao longo da vida, os telômeros vão diminuindo naturalmente, o que permite dano no material genético e consequente desenvolvimento de doenças típicas da idade, como diabetes e problemas cardíacos.

Foi observado que quanto mais se bebe, menores os telômeros — pessoas que tomam 29 unidades de álcool por semana (cerca de 10 taças grandes de vinho), por exemplo, parecem ser de um a dois anos mais “velhos” do que os que bebem menos de seis unidades (duas taças de vinho). Alcoólatras apresentaram telômeros compatíveis com idade três a seis anos maior do que a biológica.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, a autora do estudo Anya Topiwala explica que os resultados mostram uma relação entre o álcool e os telômeros, mas não se sabe exatamente como a bebida influencia a estrutura.

“Nossa descoberta é mais uma peça de informação para médicos e pacientes que procuram reduzir os efeitos maléficos do excesso de álcool. Além disso, sabemos que a dose é importante e apenas reduzir a quantidade de bebida já traz benefícios”, afirma.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias