Beber chocolate quente faz bem à saúde. Nós vamos explicar como

Pesquisa realizada pela Northwestern University sugere que ingerir três xícaras da bebida por dia ajuda pessoas com problemas vasculares

istock

atualizado 18/02/2020 17:25

Uma pesquisa realizada pela Northwestern University, de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que o hábito de beber chocolate quente pode ajudar pessoas com problemas vasculares a caminharem melhor.

Os estudiosos acompanharam um grupo de pessoas com mais de 60 anos que apresentava a doença arterial periférica (DAP). A condição é causada pelo acúmulo de placas de colesterol nos vasos sanguíneos das pernas e dos braços. Apesar de silenciosa no início, a DAP se agrava com o tempo e pode dificultar os movimentos, além de causar dores fortes no corpo.

Durante a pesquisa, uma parte dos voluntários tomou três xícaras de chocolate quente por dia e foi esse grupo, justamente, que conseguiu caminhar melhor em testes feitos após seis meses de tratamento.

Os pesquisadores acreditam que a explicação seja a epicatequina, composto presente no cacau que melhora a circulação sanguínea. “A dificuldade para andar dos pacientes com DAP é tão acentuada quanto a de pessoas com insuficiência cardíaca avançada. Os músculos das pernas não recebem suprimento sanguíneo suficiente, causando lesões. Neste estudo, o cacau pareceu proteger os músculos e melhorar o metabolismo”, afirmou Mary McDermott, autora do trabalho. (Com informações do Daily Mail)

Últimas notícias