Após pressão, OMS reconhece que coronavírus pode ser transmitido pelo ar

Cientistas enviaram uma carta à entidade pedindo um posicionamento. Chefe técnica diz que existem evidências que estão sendo compiladas

atualizado 07/07/2020 14:16

máscaraHugo Barreto/Metrópoles

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (7/7), a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que o coronavírus pode ser transmitido pelo ar. Benedetta Allegranzi, chefe técnica da entidade para o controle de infecções, afirmou que a evidência existe, e que a OMS está compilando e interpretando dados para atualizar suas diretrizes.

“Temos que estar abertos a essa evidência e entender, ao mesmo tempo, suas implicações na forma de transmissão e nas precauções que devem ser adotadas. Estão surgindo evidências, mas elas não são definitivas”, afirmou.

Allengranzi explicou ainda que não se pode descartar a possibilidade de contágio aéreo, principalmente em locais com ventilação inadequada. As aglomerações também são um motivo de preocupação.

O posicionamento veio após o envio de uma carta à entidade por um grupo de cientistas, que pedia um alerta da OMS sobre este tipo de contágio.

0

Últimas notícias