OMS: vacina contra Covid-19 em testes no Brasil é a mais avançada do mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, existem 17 imunizações em alguma etapa das fases de testes clínicos

atualizado 02/07/2020 18:36

JP Rodrigues/Metrópoles

Enquanto o novo coronavírus avança e faz novas vítimas diariamente, o mundo da ciência trabalha incessantemente por uma vacina eficiente contra a Covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, existem 17 imunizações que estão sendo testadas em humanos (fases 1, 2 ou 3) – sendo a da Universidade de Oxford, que inclui voluntários no Brasil, a mais avançada.

Líder de equipe para Implementação de Pesquisas da OMS, Ana Maria Henao Restrepo afirmou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (2/7), que ainda não é possível saber se haverá vacina eficiente contra a Covid-19, mas várias candidatas têm avançado nas etapas previstas nessa busca. Além da vacina da Universidade de Oxford, que está na fase 3, há outras cinco na fase 2.

“Nos sentimos encorajados com o progresso das vacinas, mas aguardamos mais resultados”, disse Restrepo.

O otimismo da representante da OMS também foi visto em declaração recente da líder da pesquisa de Oxford. Sarah Gilbert afirmou nessa quarta-feira (1º/7) que a proteção da vacina desenvolvida pelo grupo será de “pelo menos vários anos”. (Com informações da Agência Estado)

Últimas notícias