Após crises de dor de cabeça, homem descobre tênia no cérebro

Médicos acreditam que parasita de 4 centímetros vivia na cabeça de Gerardo há pelo menos 10 anos

atualizado 28/01/2020 19:07

Divulgação

Um homem identificado apenas como Gerardo conviveu com um verme do tipo solitária dentro de sua cabeça por pelo menos 10 anos.

Nos últimos tempos, a situação lhe provocava dores de cabeça intensas, náuseas e vômitos e, certa vez, o fez desmaiar em uma partida de futebol.

O caso foi relatado por médicos do Dell Seton Medical Center, localizado no Texas, nos Estados Unidos, que removeram a solitária, ou tênia – como a espécie também é conhecida, do cérebro de Gerardo.

O verme, que costuma ser adquirido quando se come carne de porco mal cozida, provocou uma infecção no sistema nervoso de Gerardo conhecida como neurocisticercose.

Infecções causadas por tênia (cisticercose) são um problema relativamente comum em países latino-americanos, o que chamou atenção nesse caso foi o fato de o parasita ter se alojado justamente no cérebro de Gerardo. De acordo com o neurocirurgião responsável pelo tratamento, Jordan Amadio, a princípio, parecia um tumor mas, com exames mais detalhados, foi possível identificar uma tênia.

A solitária que vivia na cabeça dele tinha 4 centímetros de comprimento. (Com informações do Daily Mail)

Últimas notícias