Está com vermes? Conheça sintomas e receitas caseiras para tratá-los

Os parasitas aparecem com maior frequência em crianças, que têm contato com superfícies sujas e levam as mãos à boca várias vezes ao dia

atualizado 27/01/2019 20:57

nensuria/istock

Em época de férias, uma das doenças que mais se disseminam é a infestação por vermes. O contato intenso com a areia da praia ou de parquinhos ou a ingestão de comidas diferentes (e procedência desconhecida) podem ser suficientes para que os animais entrem no corpo humano.

Os sintomas surgem por causa da ingestão dos ovos desses microrganismos, presentes na terra, em carnes cruas e superfícies sujas. Eles se desenvolvem no intestino, provocando inchaço na barriga, dores abdominais ou coceira no ânus.

A infestação por vermes é mais comum em crianças, que geralmente têm maior contato com o chão e com a sujeira e levam as mãos à boca com frequência. Para evitar a ingestão ou instalação dos animais no corpo, é importante lavar as mãos com frequência e cozinhar bem as carnes antes de comê-las.

Sintomas comuns:
Dor abdominal constante;
Barriga inchada ou excesso de gases;
Cansaço frequente sem razão aparente;
Coceira no ânus;
Episódios de diarreia intercalados com prisão de ventre;
Presença de pequenos pontos brancos nas fezes;
Perda de peso sem razão aparente;
Alterações do apetite, com muita ou pouca fome;
Fezes muito escuras.

Porém, em alguns casos, os ovos dos vermes também podem se desenvolver antes de chegar ao intestino, provocando sintomas como náuseas, vômitos, azia ou sensação de movimento no estômago.

Existem casos em que a presença de vermes no intestino provoca inchaço da barriga, podendo causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

Os sintomas de vermes em bebês e crianças:
Vômitos, diarreia ou cólicas;
Falta de vontade de brincar;
Inchaço na barriga que não desaparece após massagem abdominal;
Coceira no ânus, especialmente à noite, dificultando o sono;
Presença de vermes na fralda, ânus ou fezes do bebê;
Pele amarelada;
Retardo no crescimento.

Os sintomas de vermes na infância surgem, principalmente, nos bebês com mais de 6 meses de idade, pois eles têm maior contato com o chão e a sujeira. Nestes casos, é importante consultar o pediatra para se iniciar o tratamento adequado.

Tratamento
O melhor tratamento para vermes é feito com medicamentos, mas também é importante lavar bem as mãos para evitar a transmissão dos ovos desses microrganismos para outros indivíduos, especialmente após defecar ou antes de cozinhar.

Para evitar a infestação com vermes são recomendados alguns cuidados: lavar frequentemente as mãos, manter as unhas aparadas, cozinhar bem a carne e lavar os legumes antes de utilizá-los.

Receita caseira para vermes
O tratamento caseiro pode ser feito com chá de jatobá, que tem propriedades vermífugas. Para fazer o chá, basta colocar uma colher de sopa das cascas da jatobá em uma panela com 500 ml de água e deixar ferver por 15 minutos, bebendo três xícaras do chá por dia.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias