Anote 5 dicas para lidar com estresse e ansiedade no retorno ao trabalho

Estudo mostra que até 80% da população se tornou mais ansiosa durante a pandemia da Covid-19. Reflexos podem aparecer durante o expediente

atualizado 13/11/2020 9:37

Na foto, uma mulher em uma mesa de trabalho ou estudos com as mãos na cabeça - Metrópoles Energepic.com/Pexels

A reabertura gradual das atividades em todo o país está fazendo com que milhares de brasileiros voltem aos postos de trabalho depois de meses em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

Nesse momento, alguns profissionais tendem a apresentar ansiedade, tanto pela volta ao convívio social, quanto por medo de ser contaminado pelo novo coronavírus ao sair de casa.

Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aponta que 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa durante a pandemia. A pesquisa foi feita com aproximadamente 2 mil pessoas nos meses de maio, junho e julho e cerca de 65% delas também relataram sentimento de raiva.

Manter as emoções equilibradas pode ser um desafio para muitos, especialmente no ambiente de trabalho. A psicóloga especializada em gestão de pessoas e consultora da Luandre Soluções em Recursos Humanos Renata Motone dá cinco dicas que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade.

Identifique a causa

A ansiedade pode causar respostas involuntárias ou automáticas como, por exemplo, pensamentos negativos repetidos. De acordo com a psicóloga, é importante identificar o momento em que essas ideias surgem para afastá-las, criando soluções plausíveis.

“Quando solucionamos racionalmente as questões que parecem maiores do que são realmente, elas se tornam uma preocupação a menos e a rotina de trabalho flui melhor”, garante.

Planeje o dia

Para a psicóloga, fazer uma lista no estilo check-list é uma das dicas mais valiosas para quem sofre com ansiedade e está retornando ao trabalho.

Organize as tarefas por ordem de prioridade e as resolva na sequência, uma a uma. “Pode parecer simples, mas dará uma sensação de alívio que evita o sentimento de culpa”, afirma.

Encontre um tempo para respirar e relaxar

Crie momentos de descompressão ao longo do dia. As pausas devem ser dedicadas para tomar água, fazer alongamentos e recarregar as energias. “O hábito é importante para não deixar os prazos travarem pensamentos e movimentos”, afirma a especialista.

Inclua hábitos saudáveis na rotina

A prática de exercícios físicos aliada a uma boa alimentação, o consumo regular de água e o sono de qualidade ajudam a evitar a fadiga e tornam o dia mais produtivo, deixando mente e corpo equilibrados.

Pessoas que não têm o hábito de praticar exercícios podem começar com os de baixa intensidade e os alongamentos.

Converse com os gestores

A especialista em recursos humanos assegura que uma das principais formas de resolver questões no ambiente de trabalho é compartilhar os receios e as angústias pertinentes às tarefas.

“O gestor irá lhe ajudar a solucionar a questão. Transformar o ambiente corporativo em um ambiente colaborativo deixa a rotina menos estressante”, afirma.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

 

 

Mais lidas
Últimas notícias