metropoles.com

Além de causar câncer de colo de útero, HPV pode afetar olhos

Um dos tipos do vírus pode ser responsável por tumores nos olhos. Vacina contra HPV evita a transmissão

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Olho cílios
1 de 1 Olho cílios - Foto: Pexels

Conhecido por ser uma das principais causas para o desenvolvimento de câncer de colo de útero, o papilomavírus humano (HPV) também pode atingir outros órgãos, como os olhos.

“O HPV do câncer de colo de útero é um adenovírus que também pode atingir a conjuntiva”, explica a oftalmologista Nubia Vanessa, do CBV – Hospital de Olhos. Ela lembra que a ciência conhece mais de 200 tipos de HPV, mas cerca de 40 deles são cancerígenos.

Quando o vírus chega aos olhos, os sintomas só podem ser identificados por um oftalmologista — por isso, é importante manter as consultas de rotina.

O principal sinal da presença do vírus no olho é uma pinta branca na íris, que vai crescendo com o passar do tempo. O diagnóstico precoce é importante, e se o tumor for identificado no início, é possível fazer o tratamento com colírios quimioterápicos ou com cirurgia. Em casos extremos, pode ser necessário retirar o olho e até a pálpebra.

Prevenção

O HPV é um vírus transmissível pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente durante o ato sexual sem proteção. A principal estratégia de saúde coletiva para evitar a transmissão do vírus é a vacinação, que é distribuída de forma gratuita pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O imunizante protege contra os quatro tipos mais perigosos de HPV.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações