metropoles.com

Por que as consultas ao oftalmologista devem acontecer uma vez por ano

Doenças como o glaucoma e a catarata precisam ser diagnosticadas ainda na fase inicial para que o controle seja feito adequadamente

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Ventura/Divulgação
Carretas-Oftalmologicas-Brasilia-Distrito-Federal-201404040006
1 de 1 Carretas-Oftalmologicas-Brasilia-Distrito-Federal-201404040006 - Foto: Pedro Ventura/Divulgação

A indicação é de que as visitas sejam feitas uma vez por ano, com a realização de exames específicos, especialmente depois dos 40 anos de idade. Isso porque a partir desta idade, os olhos passam por mudanças e podem aparecer patologias como o glaucoma e a catarata. “São problemas que, o quanto antes corrigidos, são minimizados. O acompanhamento médico é fundamental para o aconselhamento dos pacientes”, afirma o oftalmologista Leonardo Akaishi, do Instituto de Catarata de Brasília.

O glaucoma  provoca lesões no nervo ótico e, se não for controlado adequadamente, pode levar à cegueira irreversível. Na fase inicial, a doença só é perceptível a partir de exames. De maneira geral, o tratamento do glaucoma é feito à base de colírios, mas também existe a possibilidade de cirurgia. “Se diagnosticado no início, o paciente conta com opções alternativas que contribuem para a qualidade de vida dele”, explica o médico.

Uma das novidades para o tratamento do glaucoma é a utilização de um dispositivo chamado “stent” que é implantado perto da raiz da iris e aumenta a drenagem do líquido do olho, controlando a pressão ocular. Este procedimento pode ser feito junto com a cirurgia da catarata.

Já a catarata é um envelhecimento ocular que atinge o cristalino (parte do olho que filtra a passagem da luz, permitindo que as imagens se formem na retina). A principal causa da catarata é o envelhecimento e a evolução da doença costuma ser lenta. Como os raios luminosos não conseguem atingir a retina, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. A recomendação para os casos de catarata é a cirurgia.

O oftalmologista Leonardo Akaishi explica que algumas doenças dos olhos são resultado de males crônicos e que, é relativamente comum, que estas doenças sejam diagnosticas no consultório oftalmológico como, por exemplo, a diabetes. Entre 29 de maio e 01 de junho, o DF vai sediar o 10º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa e palestrantes internacionais estarão aqui para falar das novidades do setor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?