Acupuntura pode ser benéfica para tratar ansiedade. Entenda

A acupuntura pode ser ótima para a saúde mental. Conheça os poderes e benefícios da prática e entenda como ela pode ajudar na ansiedade

atualizado 24/01/2023 18:04

Rosto de mulher acupuntura Getty Images

Você sabia que a acupuntura pode ser benéfica para a saúde mental? Os sintomas de ansiedade, por exemplo, podem ser melhorados e aliviados com a ajuda desta técnica ligada à medicina chinesa.

A acupuntura é uma prática alternativa que usa agulhas para estimular pontos dos canais e vasos que provocam respostas nas diversas estruturas do nosso sistema. Como cada ponto tem uma função específica, e é preciso primeiro ter um diagnóstico médico para saber como a acupuntura pode te ajudar.

A partir disso, a técnica pode corrigir as disfunções das estruturas onde o problema está e possibilitar o tratamento de várias doenças. Mas atenção: junto à acupuntura é necessário também fazer certas correções de hábitos de vida, como a adequação da alimentação e do balanço entre as atividades laborais e recreativas.

Além disso, dependendo da doença que está sendo tratada, é comum utilizar medicamentos chineses juntamente com a técnica.

Como a acupuntura auxilia na ansiedade?

Segundo o médico acupunturista Luiz Sampaio, a prática alternativa pode ajudar na ansiedade de forma efetiva e sem trazer os efeitos adversos dos medicamentos geralmente utilizados para esse tipo de tratamento.

“A combinação de acupuntura, práticas meditativas e fitoterápicos têm dado boa resposta para tratar o problema”, explica o especialista.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias