metropoles.com

Acupuntura reduz crises de enxaqueca pela metade, afirma estudo

Pesquisa realizada na China é a primeira a provar de maneira científica os benefícios da prática milenar contra a dor de cabeça

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Rosto de mulher com agulhas de acupuntura aplicadas
1 de 1 Rosto de mulher com agulhas de acupuntura aplicadas - Foto: Getty Images

Um estudo realizado na China comprovou que a acupuntura pode reduzir as dores de cabeça crônicas de pacientes que sofrem com enxaqueca. Os resultados mostram que dois meses de tratamento aliviam as dores por pelo menos oito meses.

Esse é o primeiro estudo que atesta cientificamente os efeitos da acupuntura no tratamento da enxaqueca e foi publicado na revista da American Academy of Neurology em 22 de junho último.

A cefaleia crônica, mais conhecida como enxaqueca, é mais difícil de tratar do que as outras dores de cabeça e os medicamentos que podem ser utilizados apresentam vários efeitos colaterais. Por isso, os pesquisadores estão esperançosos com as conclusões.

O médico Ying Li, principal pesquisador no estudo e professor na Chengdu University of Traditional Chinese Medicine, analisou o efeito de 20 sessões de acupuntura, ao longo de oito semanas, em 218 pessoas.

Todos os voluntários sofriam de enxaqueca há cerca de 11 anos e apresentavam dores de cabeça por cerca de 22 dias a cada mês. Duas técnicas foram usadas: a acupuntura real, realizada com agulhas mais longas, e a acupuntura superficial, com as agulhas que são usadas tradicionalmente.

De acordo com os resultados, 68% dos participantes que receberam acupuntura real e 50% dos que receberam acupuntura superficial reportaram redução pela metade no número de dias que sofreram enxaqueca dentro do mês.

Sensação Qì

A técnica de acupuntura envolve uma sensação chamada de Qì, que é obtida quando as agulhas atingem o ponto e a profundidade corretos no paciente. Essa sensação pode causar dormência ou formigamento e, possivelmente, é o que alivia a tensão na cabeça.

“Para melhor tratamento dos efeitos da acupuntura, a sensação do Qì é importante”, afirmou o professor Li, autor do estudo, à CNN Internacional. Ele indica que os profissionais da prática devem tentar chegar ao Qì em cada ponto em que as agulhas são colocadas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia