metropoles.com

Professora de Harvard indica 6 alimentos para turbinar o cérebro

Especialista explica como alimentação altera química do cérebro e dá dicas sobre o que funciona para melhorar memória, concentração e humor

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
fotografia colorida de mulher comendo barra de chocolate
1 de 1 fotografia colorida de mulher comendo barra de chocolate - Foto: Getty Images

Os alimentos funcionam como combustível para o cérebro e, dependendo do que incluímos na dieta, podemos alterar os estímulos feitos ao órgão.

Em entrevista à BBC, a psiquiatra nutricional e professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Uma Naidoo, listou alguns alimentos que devemos incluir no cardápio para ajudar o cérebro a funcionar bem.

Segundo ela, o que comemos pode alterar o nosso humor, melhorar a memória ou mesmo permitir uma maior concentração.

A explicação está no intestino, que é responsável pela produção de vários hormônios. Entre eles, está incluído 95% de toda a serotonina circulando no corpo, essa substância é conhecida popularmente como “hormônio da felicidade”.

“O campo da psiquiatria nutricional está começando a se expandir e estamos entendendo cada vez melhor que existe uma ligação direta entre a nossa alimentação e o funcionamento da nossa mente”, aponta Uma.

Eis a lista dos alimentos benéficos para turbinar o cérebro:

1. Cúrcuma

Muitos temperos naturais são conhecidos por sua capacidade antioxidante e atuam na redução de inflamações do intestino, o que pode melhorar o funcionamento do corpo como um todo.

A cúrcuma já mostrou uma ação benéfica na diminuição da ansiedade, alterando a química do cérebro com seu princípio ativo, a curcumina, e criando uma proteção extra para o hipocampo.

curcuma açafrao da terra
O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, é uma planta herbácea da família do gengibre

2. Iogurtes naturais e fermentados

Os probióticos de leite, além da kombucha, têm bactérias ativas que favorecem positivamente a microbiota intestinal, reduzindo inflamações e ajudando na produção de serotonina, fundamental no combate à ansiedade e à depressão.

bowl com iogurte e frutas
Iogurte natural é fonte de bactérias vivas que melhoraram a função intestinal

3. Nozes e castanhas

Ricas em anti-inflamatórios e em ômega-3, as nozes ajudam a melhorar as conexões cerebrais, facilitando o pensamento e a memória. Por outro lado, elas têm gorduras saudáveis que ajudam a criar capas protetoras no intestino.

Nozes e amêndoas
Nozes e amêndoas são alimentos ricos em ômega 3

4. Chocolate amargo

Sem a interferência danosa do açúcar, o chocolate amargo é uma excelente fonte de ferro e ajuda a equilibrar a interação de substâncias químicas que influenciam o humor.

Foto colorida de chocolate
Substâncias do chocolate amargo ajudam a impedir perda de memória

5. Abacate

O abacate é benéfico por conter altas quantidades de magnésio, que funcionam como um antidepressivo natural. “Adoro misturar abacate, grão de bico e azeite para fazer uma saborosa pasta para torradas”, conta a psiquiatra.

abacate
Rico em gorduras boas e nutrientes, o abacate é um superalimento

6. Folhas verdes escuras

A couve, a rúcula e outras folhagens de tonalidade verde escura contém uma combinação intensa de vitamina E, carotenoides e flavonoides que combatem a oxidação celular e e ajudam o cérebro a se manter jovem. “Espinafre e acelga também são excelentes fontes de ácido fólico”, conclui a especialista.

Foto colorida de folhas de espinafre dentro de uma panela - Metrópoles
Espinafre é uma excelente fonte de ácido fólico

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?