metropoles.com

Tempestade com rajadas de vento atinge litoral norte de SP

Sensação térmica passou dos 39°C na zona sul, e vento superou os 58 km/h na zona oeste, em sábado abafado em SP; ainda pode chover na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem mostra coqueiros em meio a temporal - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra coqueiros em meio a temporal - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — A tempestade prevista para este sábado (18/11) no estado de São Paulo atingiu a cidade de Ubatuba, no litoral norte, no fim da tarde. Imagens gravadas por pessoas que frequentam as praias mostram o vento forte arrancando galhos, com muita chuva.

Uma das gravações traz a Praia do Sapê, na parte sul da cidade. O temporal balança os coqueiros, e a chuva castiga o quintal de uma casa na região. Também há registro de ventos fortes nas proximidades do iate clube de Ubatuba, com poeira levantando ao fundo.

 

A recepcionista Bruna Ruiz, 32 anos, afirma que choveu por cerca de 10 minutos, mas de forma muito intensa na região da Praia do Sapê. “Foi o suficiente para fazer muita bagunça”, diz.

Bruna conta que sua própria casa perdeu algumas telhas e que estava na rua no momento em que aconteceram o vendaval e a chuva forte. “Vi pessoalmente. Foi aterrorizante, muito forte o vento. Tem muitos galhos no chão”, disse.

Ubatuba é um município gigantesco e, segundo Bruna, pessoas que estão hospedadas no local onde trabalha e que estavam em outras regiões da cidade nem viram chuva. “Temos hóspedes que estavam no norte de Ubatuba e por lá foi tranquilo”, pontuou.

Nos últimos dias, a Defesa Civil alertou para a possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h no estado de São Paulo. O motivo é a combinação das altas temperaturas, da chegada de uma frente fria e da umidade trazida da região amazônica.

Capital

A sensação térmica passou de 39,2°C na zona sul de São Paulo, na tarde deste sábado (18/11). Até o início desta noite, a previsão de tempestade ainda não tinha se concretizado na cidade, e o tempo seguia abafado em toda a capital paulista.

Durante a tarde, a média das temperaturas máximas chegou a 34,4°C, ainda bastante quente, mas inferior à registrada nos últimos dias.

Ao longo do dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a registrar sensação térmica de 39,2°C no bairro do Campo Limpo, na zona sul da cidade — a temperatura máxima, entretanto, chegou a 34,9°C no bairro. A sensação térmica é um cálculo matemático que leva em consideração velocidade do vento, umidade e temperatura do ar.

Segundo o CGE, houve rajadas de vento próximas a 60 km/h na capital paulista ao longo do dia. Na Lapa, na zona oeste, a 58,2 km/h, a maior até as 18h deste sábado.

A previsão para as próximas horas é que o tempo siga abafado, com temperaturas elevadas. Segundo o órgão da prefeitura, não estão descartadas chuvas mais generalizadas e intensas rajadas de vento ainda na noite de sábado, porque a frente fria avança pelo litoral paulista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações