metropoles.com

Alerta: temperatura despenca e SP terá tempestades e rajadas de vento

Chegada de frente fria põe fim à onda de calor dos últimos dias; Defesa Civil alerta para tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/Agência Brasil
foto colorida de pedestres atravessando rua em São Paulo com guarda-chuvas - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de pedestres atravessando rua em São Paulo com guarda-chuvas - Metrópoles - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

São Paulo — A onda de calor que atingiu São Paulo nos últimos dias está com as horas contadas. A chegada de uma frente fria ao litoral paulista neste sábado (18/11) vai derrubar as temperaturas em todo o estado no decorrer do fim de semana.

Alerta emitido pela Defesa Civil prevê tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h em diversas regiões, como a Grande São Paulo, incluindo a capital, o litoral e o Vale do Paraíba, tanto neste sábado quanto no domingo (18/11).

Por causa da previsão, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criou um gabinete de crise e colocou cinco mil agentes da Defesa Civil de prontidão em 177 cidades.

0

Na capital paulista, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) decidiu cancelar todos os eventos ao ar livre promovidos pela Prefeitura. Segundo o coronel Hengel Pereira, coordenador da Defesa Civil, a virada do tempo está prevista para iniciar às 16h, com a possibilidade de rajadas de vento acima dos 70 km/h.

O sábado ainda começa com temperatura elevada na capital. Os termômetros devem marcar entre 25º C e 37º C. No domingo (18/11), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança de tempo na cidade será ainda mais drástica, com uma queda de 12º C — a temperatura deve ficar entre 19º C e 25º C.

A Defesa Civil orienta a todos que, em situação de fortes chuvas, evitem áreas arborizadas devido ao risco de queda de árvores, além de buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes e fiações elétricas.

O tempo no feriado

Na segunda-feira (20/11), feriado da Consciência Negra no estado de São Paulo, a previsão para a capital paulista é de temperaturas oscilando entre 18º C e 23º C — queda de 14º C em relação a sábado.

As chuvas e as trovoadas vão continuar, embora o dia vá amanhecer com sol, segundo a Climatempo. Na terça-feira (21/11), as temperaturas vão voltar a subir na cidade, oscilando de 17º C a 30º C.

Apagão no dia 3

As fortes chuvas do último dia 3/11 causaram ventos de mais de 100 km/h, derrubaram centenas de árvores e provocaram um apagão na capital e em várias cidades da região metropolitana, afetando 2,1 milhões de imóveis. A falta de energia se arrastou por até cinco dias em alguns lugares. Pelo menos oito pessoas morreram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações