metropoles.com

Tarcísio sanciona lei similar à que ajudou vítima em caso Daniel Alves

Lei mira protocolo espanhol que obriga estabelecimentos a prestar auxílio às vítimas, o que permitiu a prisão de Daniel Alves após denúncia

atualizado

Compartilhar notícia

Abbie Parr/Getty Image
Daniel Alves
1 de 1 Daniel Alves - Foto: Abbie Parr/Getty Image

São Paulo – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta sexta-feira (3/2) um projeto de lei que obriga estabelecimentos a capacitar funcionários para auxiliar vítimas de assédio. A lei é similar à adotada na Espanha no caso de denúncia ao jogador Daniel Alves, preso após ter sido acusado de estuprar uma mulher.

De acordo com o PL 874/2019, os funcionários de bares, restaurantes e casas noturnas devem ser treinados todos os anos para identificar casos de abuso e auxiliar as vítimas que se sintam em situação de risco. O PL é de autoria dos deputados Coronel Nishikawa (PL), Marcio Nakashima (PDT) e Damaris Moura (PSDB).

O texto detalha que o estabelecimento deve acionar a polícia ou oferecer uma forma de acompanhar as vítimas até o meio de transporte escolhido para deixar o local. As mulheres devem ser informadas da adoção do protocolo por meio de cartazes nos banheiros ou em outros ambientes dos estabelecimentos.

Na Espanha, o protocolo adotado no caso Daniel Alves se chama “No Callem” (Não Nos Calaremos, em espanhol) e permitiu que a vítima que denunciou o estupro deixasse a boate em uma ambulância e fosse encaminhada diretamente para um hospital de referência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?