Derrota de indicação de Messias no STF tem “gosto amargo”, diz Haddad. Veja vídeo
Ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), lamenta derrota do governo Lula em indicação ao STF
atualizado
Compartilhar notícia

O ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), comentou, nesta quinta-feira (30/4), a derrota do governo no Senado, que não aprovou a indicação do Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Haddad disse que a votação da noite de quarta-feira (29/4) tem “gosto amargo” porque o AGU é um aliado no combate ao crime organizado e à corrupção.
“O Messias tem tido uma participação essencial no combate à corrupção. O Messias deu sustentação ao Ministério da Fazenda acabar com alguns esquemas de corrupção de anos como o caso da da Reag, o caso do Master, o caso da Refit, grandes esquemas de corrupção, como o caso do INSS, foi desbaratado também nesse governo. Esses casos todos contaram com uma Advocacia Geral da União de prontidão para ajudar os ministérios a fazer o que tinha que ser feito, agir contra o crime organizado, agir contra à corrupção”, disse Haddad em entrevista aos jornalistas Fábio Leite e Artur Rodrigues.
Questionado se o combate à corrupção foi o pano de fundo para a derrota de Messias no Senado, Haddad disse que “espera que não”, mas que “o combate à corrupção e ao crime organizado perdeu um aliado no Supremo”. Ele destacou a atuação da Receita Federal, órgão sob o guarda-chuva do Ministério que comandou.
Assista a íntegra da entrevista exclusiva de Fernando Haddad ao Metrópoles.
“Nós instalamos uma delegacia de combate ao crime organizado na Receita Federal. Nós estamos organizados com a liderança do Messias inclusive para fazer esse trabalho de combate à corrupção. Nós estamos fazendo e nós teríamos um reforço no Supremo Tribunal Federal com alguém com um olhar de estado porque ele não vem de escritório privado, ele é um advogado público”, concluiu o ex-ministro.
Haddad disse ainda que a derrota de Messias “não foi uma vitória da oposição”, mas um enfraquecimento das instituições e do STF. Na noite de quarta-feira, o AGU recebeu 42 votos contrários e 34 a favor da indicação à Suprema Corte.
Fernando Haddad é o pré-candidato do PT para a disputa pelo governo de São Paulo, onde o principal adversário é o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em março, Haddad deixou o Ministério da Fazenda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se dedicar à pré-campanha ao governo paulista.











