Igor Gadelha

PT reage à derrota de Messias e recorre a mantra contra Congresso

Após Senado rejeitar indicação de Jorge Messias ao STF, caciques do PT retomaram o mantra de que o “Congresso é inimigo do povo”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
advogado-geral-da-uniao-jorge-messias-indicado-pelo-presidente-lula-ao-stf-passa-por-sabatina-na-ccj-do-senado-metropoles-3
1 de 1 advogado-geral-da-uniao-jorge-messias-indicado-pelo-presidente-lula-ao-stf-passa-por-sabatina-na-ccj-do-senado-metropoles-3 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Após o Senado rejeitar a indicação de Jorge Messias ao STF, o PT recorreu ao mantra de que o Congresso Nacional é “inimigo do povo”, o mesmo usado por petistas em derrotas anteriores no Legislativo.

O discurso foi utilizado recentemente, por exemplo, após a aprovação da chamada PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados e do PL da Dosimetria, aprovado nas duas Casas Legislativas.

PT reage à derrota de Messias e recorre a mantra contra Congresso - destaque galeria
3 imagens
O AGU Jorge Messias
Messias foi indicado por Lula para ocupar a cadeira deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso
Jorge Messias teve nome aprovado em sabatina na CCJ do Senado nesta quarta-feira (29/4)
1 de 3

Jorge Messias teve nome aprovado em sabatina na CCJ do Senado nesta quarta-feira (29/4)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
O AGU Jorge Messias
2 de 3

O AGU Jorge Messias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Messias foi indicado por Lula para ocupar a cadeira deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso
3 de 3

Messias foi indicado por Lula para ocupar a cadeira deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Minutos após o Senado rejeitar a indicação de Messias por 34 votos a 42, deputados pediram a palavra durante a sessão da Câmara para criticar o Congresso pela derrota do indicado de Lula ao STF.

“A extrema direita está um pouco eufórica não porque o Senado virou as costas para o presidente Lula, mas porque o Senado, inimigo do povo, virou as costas para o povo brasileiro e para a democracia”, disse o líder do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai (RS).

A ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR), que retomou o cargo de deputada para concorrer nas eleições, disse que a rejeição foi um “acordão” entre bolsonaristas e outros que “se sentem ameaçados pelas investigações”.

“Um grande acordão entre a oposição bolsonarista e outros com objetivos eleitoreiros e pessoais dos que se sentem ameaçados pelas investigações de escândalos financeiros e contra o crime organizado”, escreveu Gleisi.

O mesmo tom foi adotado pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que a rejeição de Messias foi fruto de uma “união” em busca da blindagem do sistema e da direita.

“É nesse contexto [de blindagem] que o sistema se une para proteger cabeças, e é nesse roteiro que entra a rejeição absurda de Jorge Messias, por 42 a 34, embora ele cumprisse todos os requisitos constitucionais de notável saber jurídico, reputação ilibada e preparo para o STF”, afirmou, retomando o mantra de que o “Congresso é inimigo do povo”.

A perspectiva é de que a irritação dos petistas com o Congresso aumente ainda mais na quinta-feira (30/4), quando está convocada sessão para apreciar os vetos de Lula ao PL da Dosimetria, que pode beneficiar Jair Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?