Intoxicação em piscina: viúvo de mulher morta durante aula recebe alta

Vinícius de Oliveira ficou oito dias internado após intoxicação em piscina. Juliana Faustino Bassetto sofreu parada cardíaca e não resistiu

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida mostra aluna passando mal após intoxicação em piscina. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra aluna passando mal após intoxicação em piscina. Metrópoles - Foto: Reprodução

O viúvo da professora Juliana Faustino Bassetto, que morreu após intoxicação na piscina da academia C4 Gym, na zona leste de São Paulo, recebeu alta do hospital neste domingo (15/2). Vinícius de Oliveira estava internado desde o dia 7 de fevereiro, quando clientes do estabelecimento passaram mal durante uma aula de natação.

Intoxicação em piscina: viúvo de mulher morta durante aula recebe alta - destaque galeria
4 imagens
Ao menos uma pessoa morreu
Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, foi enterrada no Cemitério Quarta Parada no começo da tarde de segunda-feira (9/2)
Polícia Civil interditou academia enquanto perícia trabalha
Alunos passaram mal durante aula de natação em academia na zona leste de SP
1 de 4

Alunos passaram mal durante aula de natação em academia na zona leste de SP

Reprodução
Ao menos uma pessoa morreu
2 de 4

Ao menos uma pessoa morreu

Reprodução
Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, foi enterrada no Cemitério Quarta Parada no começo da tarde de segunda-feira (9/2)
3 de 4

Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, foi enterrada no Cemitério Quarta Parada no começo da tarde de segunda-feira (9/2)

Material cedido ao Metrópoles
Polícia Civil interditou academia enquanto perícia trabalha
4 de 4

Polícia Civil interditou academia enquanto perícia trabalha

Divulgação/PC

Após o mal-estar, Juliana e o marido foram, por conta própria, ao hospital Santa Helena, de Santo André. A mulher sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. Além do casal, ao menos outras cinco pessoas precisaram de atendimento médico devido à intoxicação por cloro.

Sócios indiciados por homicídio

Os três proprietários da academia C4 Gym foram indiciados por homicídio por dolo eventual após a intoxicação de alunos na piscina do estabelecimento.

Ao Metrópoles o delegado titular do 42º Distrito Policial (Parque São Lucas), Alexandre Bento, informou que Cesar Bertolo Cruz, Celso Bertolo Cruz e Cezar Miquelof Terração compareceram de forma espontânea à delegacia, na quarta-feira (11/2), acompanhados de advogados, e prestaram depoimento para o delegado responsável pelo caso.

De acordo com o delegado, há indícios de que o manobrista Severino José da Silva, de 43 anos, recebia orientações diretas dos proprietários, por meio de mensagens via WhatsApp, sobre a aplicação de produtos químicos na piscina, mesmo sem possuir qualificação técnica para o procedimento.

Segundo o delegado, as especificações técnicas apontam que “a carga de cloro que usavam em um dia era para uma semana”, como forma de maquiar a água e a piscina nunca fosse fechada.

A Justiça de São Paulo, no entanto, negou a prisão dos sócios sob justificativa de que não há razão para que eles sejam detidos. Na decisão, a juíza Paula Marie Konno destacou que os investigados se apresentaram à polícia, prestaram esclarecimentos e não representam risco para a investigação. Ela também ressaltou que a C4 Gym encontra-se lacrada e já foi periciada.

A juíza, no entanto, impôs medidas cautelares alternativas à prisão. Os sócios devem se apresentar mensalmente à Justiça, além de informar e justificar atividades. O trio também está proibido de se aproximar do endereço da academia, de manter contato com testemunhas e de se ausentar da Comarca por mais de sete dias sem autorização.

“Recebemos com satisfação a decisão judicial que garante aos nossos clientes o direito de aguardar a apuração dos fatos em liberdade, sendo certo que cumprirão fielmente todas as cautelares alternativas impostas pela justiça”, disse a defesa dos sócios.

“Reiteramos que eles permanecem inteiramente à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos, em qualquer momento, confiando que a investigação prosseguirá de forma técnica, isenta e em estrita observância às garantias constitucionais”, concluiu a nota.


Morte após aula de natação

  • Em 7 de fevereiro, uma aluna morreu e ao menos outras seis pessoas foram internadas em estado grave após nadarem na piscina da C4 Gym, no Parque São Lucas, na zona leste de São Paulo.
  • Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, sofreu uma parada cardíaca após a aula de natação.
  • Ela estava acompanhada do marido, Vinicius de Oliveira, de 31 anos, que também sentiu mal-estar na piscina.
  • Eles comunicaram a situação ao professor responsável e, depois da aula, foram por conta própria ao Hospital Santa Helena, de Santo André, no ABC paulista.
  • No hospital, Juliana não resistiu. O marido dela foi internado em estado grave.
  • O fato foi registrado em boletim de ocorrência no 6º Distrito Policial de Santo André.
  • Há ainda o registro de ao menos outra pessoa internada em estado grave no Hospital Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.
  • O menor de idade foi levado pelo pai ao hospital e ele também nadou na piscina da academia, onde apresentou dificuldade de respirar.
  • Aluna de 29 anos foi internada na UTI após sentir náuseas, vômitos e diarreia.

“Impossível de respirar”

Um dos alunos que estava na aula de natação relatou ao Metrópoles o que aconteceu enquanto estavam na piscina. O advogado Eduardo Esteves Rossini, de 37 anos, disse que funcionários da academia C4 Gym fizeram uma mistura de cloro em um balde e deixaram ao lado da piscina.

“Jogaram alguma coisa que deu reação química. Sentimos queimar os olhos, nariz, garganta e pulmões. Ficou impossível de respirar”, afirmou.

Segundo Rossini, quem estava mais próximo ao balde sofreu mais — a mulher que morreu, o marido dela e o adolescente, que foram internados em estado grave. “Eles inalaram mais”, disse.

O advogado procurou atendimento médico na ocasião e precisou retornar ao hospital, nessa segunda-feira (9/2), devido a uma piora no quadro de saúde. “Acordei com a garganta muito inflamada e expelindo um pouco de sangue. Estou tomando algumas medicações e fazendo exames”, relatou.

Vídeo mostra desespero de alunos

Câmeras de segurança flagraram o momento em que alunos e instrutores passam mal durante a aula de natação na piscina da academia. Nas gravações (veja abaixo), é possível ver as vítimas sendo retiradas da água com dificuldades de movimento e respiração.

Outra câmera filmou Juliana sendo levada para a recepção da academia, após ser retirada da piscina. Ela senta no chão, coloca a mão no peito, faz sinal como se estivesse tonta e parece tossir.

Em nota, a direção da Academia C4 Gym destacou que “lamenta profundamente o ocorrido em sua unidade” e que “está colaborando integralmente com as autoridades competentes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?