Eleição 2026

Genial/Quaest aponta Tarcísio 12 pontos a frente de Haddad no 1º turno

Pesquisa divulgada nesta quarta (29/4) mostra vantagem do governador bolsonarista sobre o ex-ministro de Lula tanto no 1º quanto no 2º turno

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Pablo Jacob/Governo do Estado de SP e Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas
1 de 1 Imagem colorida mostra Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas - Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP e Hugo Barreto/Metrópoles

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com vantagem sobre o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) em todos os cenários de 1º e 2º turnos da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, nas eleições deste ano, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (29/4).

O levantamento simulou dois cenários de 1º turno, ambos liderados por Tarcísio. No primeiro deles, o governador bolsonarista tem 38% das intenções de voto, contra 26% do aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) aparecem empatados, com 5%.

No segundo cenário, sem o ex-prefeito do ABC entre as opções, Tarcísio marca 40% dos votos, contra 28% de Fernando Haddad e 5% de Kim Kataguiri.


Genial/Quaest 1º turno

Cenário 1:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 38%
  • Fernando Haddad (PT): 26%
  • Kim Kataguiri (Missão): 5%
  • Paulo Serra (PSDB): 5%
  • Indecisos: 13%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 13%

Cenário 2:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 40%
  • Fernando Haddad (PT): 28%
  • Kim Kataguiri (Missão): 5%
  • Indecisos: 13%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%

O levantamento aponta para a possibilidade, dentro da margem de erro, de Tarcísio vencer a eleição ainda em 1º turno. O atual governador tem mais votos que todos os concorrentes somados em ambos os cenários.

A pesquisa simulou as intenções de voto em um eventual segundo turno entre Tarcísio e Haddad. O atual governador lidera com 49%, contra 32% do ex-ministro da Fazenda. Os eleitores indecisos representam 8% e outros 11% relataram que vão votar branco, nulo ou não votarão.


2º turno: Tarcísio x Haddad

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 49%
  • Fernando Haddad (PT): 32%
  • Indecisos: 8%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 11%

A pesquisa também perguntou se a escolha de voto para o Governo de São Paulo é definitiva. Os eleitores de Tarcísio responderam ter 61% de certeza, enquanto 39% responderam que podem mudar de voto caso algo aconteça. Entre os eleitores de Haddad, 57% responderam de forma definitiva e 43% podem mudar sua escolha.

Para o CEO da Quaest, Felipe Nunes, esse padrão consolida a polarização dos dois nomes em SP. “Polarização que aparece também nas alianças nacionais. Enquanto 54% já sabem que Haddad será o nome do Lula em São Paulo, 45% já sabem que Tarcisio será o nome de Bolsonaro no estado. É o estado com o maior nível de vinculação nacional até aqui”, analisa Nunes.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de abril e ouviu 1.650 eleitores de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%. A pesquisa Genial/Quaest está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-03583/2026.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?