Foragido preso em Dubai em ação que prendeu pai de Vorcaro chega a SP

Segundo a Polícia Federal, Victor Lima Sedlmaier, suspeito de integrar o grupo “Os Meninos”, acabou detido no aeroporto de Dubai

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Victor Lima Sedlmaier, preso em Dubai
1 de 1 Victor Lima Sedlmaier, preso em Dubai - Foto: Reprodução

Victor Lima Sedlmaier, preso pela Polícia Federal neste sábado (16/5) no aeroporto de Dubai, chegou a São Paulo no fim da tarde, segundo a PF.

Ele era um dos foragidos da 6ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e teria sido preso em uma cooperação internacional com a Interpol e a polícia de Dubai.

Sedlmaier é apontado pela Polícia Federal como integrante do grupo de hackers ligado ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Ele era alvo de mandado de prisão preventiva autorizado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e estava foragido desde a última quinta-feira (14/5).

Em depoimento à PF, Sedlmaier afirmou ser estudante de ciência da computação e desenvolvedor de sistemas.

Segundo a corporação, ele disse prestar serviços a David Henrique Alves, identificado pelos investigadores como líder do grupo hacker conhecido como “Os Meninos”. David também foi alvo de mandado de prisão preventiva, mas segue foragido.

O estudante relatou que trabalhava para David desde julho de 2024 e que o contato entre os dois foi intermediado por um primo. Segundo o depoimento, ele atuava com conserto de computadores e no desenvolvimento de um software de inteligência artificial.

Sedlmaier afirmou ainda que recebia R$ 2 mil mensais pelos serviços prestados, além de “bônus por serviços eventuais”. Ele também disse ter conhecimento de que David trabalhava para Luiz Phillipi Mourão, apontado pela PF como o “Sicário” de Vorcaro, e que recebia R$ 35 mil por mês.

De acordo com o estudante, David atuava em questões relacionadas à “reputação online” de Daniel Vorcaro.

Além das atividades relatadas por Sedlmaier, a PF sustenta que ele também teria atuado como “agente de apoio logístico e na possível ocultação de vestígios” ligados a David Henrique Alves.

Segundo os investigadores, no dia da operação que prendeu o “Sicário”, David foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal dentro de um veículo de Luiz Phillipi Mourão. No carro, foram encontrados computadores e o documento de uma terceira pessoa. A PF afirma que David não soube explicar por que estava no veículo de Mourão.

Na decisão que autorizou a prisão preventiva, André Mendonça afirmou que a situação foi interpretada como “indicativo de fuga em andamento e possível destruição, remoção ou ocultação de provas digitais”.

A Polícia Federal afirma que, no dia seguinte à operação, Victor Lima Sedlmaier foi até a casa de David com um caminhão de mudança para retirar itens do imóvel. Segundo a corporação, o documento encontrado com David no dia anterior, em nome de Marcelo Souza Gonçalves, continha a foto de Sedlmaier.

“A posse simultânea desses objetos, somada ao ingresso no imóvel de DAVID logo após sua saída apressada e ao retorno com caminhão de mudança, compõe quadro indiciário de que VICTOR não apenas conhecia a rotina do líder do grupo, mas teria atuado para manusear, remover ou resguardar bens e equipamentos com potencial relevância probatória, em momento sensível da investigação”, escreveu Mendonça.

“No mesmo ato, VICTOR fez menção a ‘Rodrigo’, que a autoridade policial identificou como RODRIGO PIMENTA FRANCO AVELAR CAMPOS, o que reforça a atuação concertada entre ambos em favor de DAVID e do núcleo ‘Os Meninos’”, acrescentou.

A decisão também aponta que Victor é sócio de duas drogarias — Drogaria Saúde Vida Ltda. e Nova Farma Drogaria e Cosméticos Ltda. — que, segundo a PF, podem ter sido utilizadas para o recebimento indireto de pagamentos.

Durante a 6ª fase da Operação Compliance Zero, nessa quinta-feira (14/5), a PF prendeu o empresário Henrique Vorcaro, pai do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Com a prisão de Victor Lima, duas pessoas seguem foragidas: o policial federal aposentado Sebastião Monteiro Júnior e David Henrique Alves, chefe do grupo “Os Meninos”.

De acordo com a PF, esses grupo reuniu pessoas com perfil hacker, remunerados para a execução de invasões, derrubada de perfis, monitoramento ilícito e possível destruição ou ocultação de evidências digitais.


Veja quem fazia parte do núcleo:

  • David Henrique Alves: teria desempenhado papel de comando, execução e sustentação tecnológica do núcleo.
  • Victor Lima Sedlmaier: prestador de serviços a David Henrique.
  • Rodrigo Pimenta Franco Avelar Campos: foi mencionado por Victor como a pessoa que o acompanhava quando ambos se dirigiram à residência de David.
  • Katherine Venâncio Telles: estava presente no veículo conduzido por David quando eram transportados equipamentos eletrônicos potencialmente relacionados às atividades do núcleo.

De acordo com a PF, todos eram, à época, gerenciados por Felipe Mourão, conhecido como Sicário, que tinha como objetivo atender comandos emanados do núcleo central da organização criminosa.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?