Buraco “fake”: prefeitura intimidou denunciantes, diz dossiê

Encontro teria sido convocado pela Prefeitura de Sorocaba para tentar identificar servidores do Saae que denunciaram suposta farsa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Redes sociais/Reprodução
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ao lado de buraco envolvido em denúncia
1 de 1 O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ao lado de buraco envolvido em denúncia - Foto: Redes sociais/Reprodução

A Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, teria convocado uma “reunião” com servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia que cuida do fornecimento de água e esgoto no município, para tentar identificar e intimidar os responsáveis pelas denúncias a respeito do buraco que teria sido “forjado” para a gravação de um vídeo viral do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker”.

A denúncia sobre o suposto encontro consta em um documento elaborado por funcionários do Saae e obtido com exclusividade pelo Metrópoles, que será usado para embasar as duas denúncias já registradas no Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra a administração do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).

Segundo o dossiê, que também traz informações sobre o custo de quase R$ 20 mil da operação, um dos denunciantes presentes no dia da abertura do buraco também estaria “amedrontado” após ser “pressionado em reuniões”.

“Ele está em avaliação de ‘disciplina’ e ‘responsabilidade'”, diz um trecho do documento. “Pressioná-lo nesse período é tentativa de condicionar sua efetivação ao silêncio.”

Entenda a polêmica

A administração do prefeito foi denunciada ao MPSP por ter, supostamente, pedido a abertura de um buraco em uma rua da cidade, a fim de gravar um vídeo no local para publicação em redes sociais. O vídeo viral tem mais de seis milhões de visualizações e 300 mil curtidas no Instagram.

A reportagem teve acesso a todos os documentos internos envolvidos na operação. O material trazia as ordens de serviço que, segundo os funcionários responsáveis pela denúncia, teriam sido criadas a fim de justificar e legitimar a mobilização.

O vídeo alvo da polêmica foi publicado no perfil de Manga no mesmo dia em que a operação aconteceu. No conteúdo, o prefeito aparece em um cenário de obra, com maquinários do Saae e outros servidores. Na gravação, Manga empurra uma pessoa dentro do buraco.

Segundo o dossiê acessado pelo Metrópoles, teriam sido identificados três registros de atendimentos falsos e pelo menos sete ordens de serviço fraudulentas. Também teriam sido mobilizados sete veículos e 15 funcionários de quatro equipes de servidores, a fim de abrir, molhar, filmar e fechar o buraco “forjado” — ainda de acordo com o relatório, “sem necessidade técnica”.

Conforme um cálculo apresentado no documento para estimar o prejuízo total da operação aos cofres públicos, os valores somaram um prejuízo total de R$ 19,7 mil, incluindo locações de maquinário (retroescavadeira, caminhão pipa e caminhão aterro) e veículos utilitários, pagamento das equipes e combustível.

O que diz a Prefeitura de Sorocaba

Metrópoles procurou a Prefeitura de Sorocaba para comentar as novas acusações, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

Anteriormente, a assessoria do prefeito havia afirmado que “a intervenção ocorreu a partir de solicitação de serviço devidamente registrada pela autarquia”, e que “todas as ordens seguem fluxo interno de controle”.

Veja a nota na íntegra:

“A vala foi aberta por equipe do Saae/Sorocaba, para obra de manutenção em rede de esgoto. Houve troca de abraçadeira danificada e o trabalho foi concluído no mesmo dia, seguido da recomposição do pavimento da via, conforme protocolos operacionais.

A intervenção ocorreu a partir de solicitação de serviço devidamente registrada pela autarquia. Todas essas ordens seguem fluxo interno de controle, garantindo rastreabilidade das demandas e das intervenções realizadas.”

Após a publicação da reportagem inicial, a prefeitura realizou novo contato com o Metrópoles e enviou uma imagem do suposto registro correto, no qual consta que o serviço solicitado teria sido de manutenção de esgoto. Veja a seguir:

Prefeitura de Sorocaba enviou imagem mostrando ordem de serviço que, supostamente, estaria correta.
Prefeitura de Sorocaba enviou imagem mostrando ordem de serviço que, supostamente, estaria correta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?