Eleição 2026

Após demissão por mensagem, Kassab e Tarcísio se reúnem em SP

Presidente do PSD, Gilberto Kassab se reúne com o governador Tarcísio de Freitas para definir detalhes de sua saída da Secretaria de Governo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo de SP
Tarcísio de Freitas e Gilberto Kassab
1 de 1 Tarcísio de Freitas e Gilberto Kassab - Foto: Divulgação/Governo de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o agora ex-secretário Gilberto Kassab se reúnem na manhã desta quinta-feira (26/3), no Palácio dos Bandeirantes, para alinhar a saída do presidente do PSD da gestão estadual.

Kassab anunciou pelas redes sociais na noite dessa quarta-feira (26/3) que está deixando o cargo de secretário de Governo e Relações Institucionais da gestão Tarcísio para focar nas costuras eleitorais do seu partido, que vai apoiar a reeleição do governador de São Paulo e tem dois pré-candidatos à Presidência da República — os governadores Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO).

Embora na mensagem o cacique tenha feito elogios a Tarcísio e relembrado seu apoio a ele ainda em 2022, segundo aliados, Kassab não avisou pessoalmente o governador sobre a saída neste momento. Ambos teriam conversado somente por mensagem.

No Palácio dos Bandeirantes, ainda não há definições sobre quem assumirá a Secretaria de Governo e a própria equipe da pasta foi pega de surpresa com o anúncio pelas redes sociais.

Segundo relatos, Tarcísio foi comunicado enquanto conduzia uma reunião de alinhamento de sua pré-campanha e também da pré-campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), da qual o governador será o coordenador em São Paulo.

A relação entre Tarcísio e o presidente do PSD vive momentos de tensão desde o impasse envolvendo a vice da chapa de Tarcísio. Isso porque o governador decidiu manter o atual auxiliar, Felício Ramuth (PSD) na vaga, mesmo com Kassab tendo manifestado seu desejo de ocupar o espaço.

Diante disso, Ramuth, que também teve sua relação com Kassab desgastada, cogita mudar de partido. O MDB é uma das possibilidades. A definição deve ocorrer no início de abril.

Nessa quarta-feira, após ter anunciado a saída pelas redes sociais, Kassab conversou com jornalistas e minimizou o desgaste.

“[A saída foi] Totalmente harmônica, o governador deixou registrada uma mensagem muito bacana para mim, vou estar com ele amanhã, inclusive, tomando um café”, afirmou.

Tarcísio e Kassab nunca tiveram uma relação totalmente harmônica ao longo do mandato. Aliados do governador se queixam de que o cacique teria se utilizado do cargo para fazer filiações em massa de prefeitos ao PSD, desagradando os outros partidos aliados.

Apesar das rusgas, Kassab sempre se posicionou a favor da candidatura presidencial de Tarcísio e decidiu lançar uma candidatura própria do PSD após o governador ser preterido da disputa nacional pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, e definir que tentará a reeleição. O cacique afirma que continuará no projeto de Tarcísio em São Paulo, mesmo que seu partido saia da vice da chapa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?