metropoles.com

Após decisão do TRT, Metrô retoma operação parcial no horário de pico

Ação do plano de contigência ocorre em trechos das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, até as 20h desta quinta-feira (23/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida de estação do Metrô-SP
1 de 1 Imagem colorida de estação do Metrô-SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O Metrô de São Paulo retomou a operação de forma parcial em alguns trechos das linhas que foram paralisadas desde o início desta quinta-feira (23/3) por causa da greve dos metroviários.

A aplicação do “plano de contingência” em pequenos trechos da Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha ocorre após decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), que determinou a retomada de 80% no horário de pico ainda no fim da manhã.

De acordo com o Metrô, apenas alguns trechos de três das quatro linhas paralisadas foram retomados. O acesso às plataformas só ocorre mediante pagamento de tarifa, conforme determinado pelo TRT.

A previsão é de que o Metrô siga em funcionamento parcial até às 20h. A linha 15-Prata foi a única a não reabrir. Confira, abaixo, quais os trechos que estão funcionando:

  • Linha 1-Azul: Ana Rosa – Luz
  • Linha 2-Verde: Alto do Ipiranga – Clínicas
  • Linha 3-Vermelha: Santa Cecília – Bresser-Mooca

Inicialmente, os metroviários haviam concordado em suspender a paralisação caso a catraca fosse liberada para os usuários, o que não ocorreu.

Representantes da companhia e do Sindicato dos Metroviários participam de uma audiência de conciliação no TRT para negociar o fim da grave e a retomada de toda a operação.

“A Companhia tentou todas as formas de negociação, inclusive com a concessão de benefícios como o pagamento de progressões salariais. A empresa também cumpre integralmente com o acordo coletivo de trabalho e as leis trabalhistas, e considera incompreensível a postura do Sindicato dos Metroviários que acabou punindo o cidadão que depende do transporte público para ir ao seu trabalho, com impactos diretos em serviços como saúde e segurança, por exemplo”, diz o Metrô em nota.

Sobrecarga na Luz e esvaziamento na Linha Vermelha

Na Estação da Luz, só a Linha 4-Amarela opera normalmente. Avisos sonoros informam aos passageiros que a Linha 3-Vermelha segue interditada no local, com funcionamento parcial a partir de Santa Cecília.

Às 17h50, a Estação estava lotada e filas se formaram para passar na catraca.

Estação da Luz, nas linhas 4-Amarela e 3-Vermelha do Metrô, em dia de greve

“Normalmente, eu levo 1h30 para voltar para casa. Hoje, vão ser umas 3h”, afirma o gerente de vendas Wagner Lima, de 43 anos, morador de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Usuário da Linha 4, ele afirma que a Estação está sobrecarregada por causa da paralisação. “Em dia comum, isso aqui é bem vazio”.

Reaberta, a Estação Santa Cecília, por outro lado, estava vazia às 18h30, horário que costuma ser bastante movimentado no metrô de São Paulo.

Estação Santa Cecília, na Linha 3-Vermelha, em dia de greve do Metrô

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?