metropoles.com

Metrô-SP: TRT determina retomada parcial da operação sem catraca livre

As estações das quatro linhas paralisadas do Metrô de São Paulo estão fechadas desde o início da manhã desta quinta-feira (23/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida de estação do Metrô-SP
1 de 1 Imagem colorida de estação do Metrô-SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) determinou, em caráter liminar, que o Metrô de São Paulo retome as atividades de forma parcial e que a catraca não seja liberada para os passageiros, ou seja, deve haver cobrança de passagens.

O desembargador Ricardo Apostolico Silva determinou o funcionamento de 60% do serviço do efetivo do metrô durante o dia. Nos horários de pico, entre 6h e 10h e entre 16h e 20h, as operações devem ser de pelo menos 80%.

“Ademais, eventual liberação das catracas poderia submeter o sistema ao recebimento de usuários acima do regular, diante de evidente migração de passageiros de outros meios de transporte, causando colapso e pondo em risco a segurança dos trabalhadores e dos próprios usuários, além de danos aos equipamentos e estrutura das estações”, afirmou.

Em caso de descumprimento, uma multa de R$ 500 mil por dia pode ser aplicada para o Sindicato dos Metroviários.

A decisão acata um pedido feito pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e contraria as reivindicações dos metroviários, que estão em greve desde o início do dia, e que só aceitaram retomar os postos de trabalho mediante a entrada gratuita dos passageiros.

 

0

O Sindicato dos Metroviários já divulgou que irá recorrer da decisão.

Em nota, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) informou que, “diante da continuidade da paralisação por parte do Sindicato dos Metroviários mesmo com a liberação das catracas, obteve na manhã desta quinta-feira (23) liminar que determina o funcionamento de 80% do serviço do metrô nos horários de pico (entre 6h e 10h e entre 16h e 20h) e com 60% nos demais horários, durante todo o período de paralisação, com cobrança de tarifa”.

As estações das quatro linhas paralisadas do Metrô de São Paulo continuam fechadas. A paralisação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3 Vermelho e 15-Prata foi anunciada na noite de quarta (22/3) pelo sindicato.

A proposta de abrir as catracas havia sido feita pelos metroviários na audiência de conciliação com a empresa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-2), nessa quarta. A juíza-relatora do caso, Eliane Aparecida da Silva Pedroso, havia acatado a proposta na decisão em que negou liminar pedida pelo Metrô para garantir um percentual mínimo de operação de trens nesta quinta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?