metropoles.com

Após acordo com Tarcísio, Nunes convida bolsonarista para prefeitura

Ricardo Nunes diz que conversou sobre espaço na prefeitura com deputado Tomé Abduch, aliado de Bolsonaro, mas que ainda não fez convite

atualizado

Compartilhar notícia

Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, grisalho, de terno azul marinho e camisa azul clara, com um púlpito de microfones à sua frente. Atrás dele, está Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, vestindo terno e camisa. Ambos sorriem na foto, da cintura para cima - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, grisalho, de terno azul marinho e camisa azul clara, com um púlpito de microfones à sua frente. Atrás dele, está Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, vestindo terno e camisa. Ambos sorriem na foto, da cintura para cima - Metrópoles - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

São Paulo — Depois de obter garantia pública do apoio nas eleições do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de promessas feitas por intermediários de que manifestação explícita virá também de Jair Bolsonaro (PL), o prefeito Ricardo Nunes ofereceu espaço na prefeitura para o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos).

Abduch ganhou projeção ao encabeçar, com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o movimento Nas Ruas, a partir de 2015, pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Nunes evitou falar em “convite” ao deputado quando comentou o assunto, na manhã desta terça-feira (23/1), e preferiu falar em “um bate-papo” com ele.

“Eu fiz… Não chegou a ser exatamente um convite. Foi um bate-papo, pela experiência que ele tem. É engenheiro e eu conversei para ver se tinha intenção de ir para o governo. Ele disse que iria pensar para a gente poder traçar alguma ação”, disse Nunes.

“Ele está em primeiro mandato, falou que iria fazer uma análise com relação a isso. É uma pessoa que gostaria de ter. Ele pode ter uma contribuição bastante importante para a Prefeitura por sua experiência como empresário, empreendedor”, afirmou, sem citar participação de Tarcísio na indicação.

Caso Abduch aceite o cargo, ele chefiará a Secretaria de Urbanismo e Licenciamentos, departamento da Prefeitura que traça políticas da cidade ligadas às áreas de arquitetura e urbanismo. O deputado, contudo, é formado em engenharia civil. Sua notoriedade advém da participação em programas de TV, onde atuava como comentarista político.

A secretaria era ocupada pelo arquiteto e urbanista Marcos Gadelho, nome considerado como da cota pessoal do prefeito. Nunes ainda deve perder dois secretários para o processo eleitoral: Carlos Bezerra (PSDB), da Assistência Social, e Aline Torres (MDB), da Cultura. Os dois devem se candidatar a vereadores.

Nestes casos, porém, Nunes pretende manter as pastas sob controle dos mesmos partidos dos atuais titulares dos cargos.

Aliado de Tarcísio na Alesp

Caso Adbuch aceite o cargo, a cadeira vaga do Republicanos na Alesp deve ficar com outro aliado de Tarcísio, o agente da Polícia Federal Danilo Campetti.

Bolsonarista declarado, Campetti foi assessor especial do governador no ano passado e está afastado de suas funções na PF desde agosto de 2023, quando virou alvo de um processo disciplinar que apura se ele trabalhou de forma irregular na campanha eleitoral de Tarcísio em 2022.

Campetti integrava o comitê de campanha de Tarcísio durante uma agenda interrompida por tiroteio na favela de Paraisópolis. Na ocasião, ele sacou sua arma e seu distintivo. Pessoas próximas do agente dizem que ele compareceu ao evento durante sua folga e que somente apresentou os equipamentos da PF por entender que estava sob situação de ameaça.

Candidato a deputado estadual em 2022 pelo Republicanos, Campetti obteve 52 mil votos e não foi eleito. No entanto, ficou como suplente do partido na Alesp, atrás apenas da Coronel Helena, que atualmente é secretária de Esportes de Tarcísio. Na prática, Campetti é o primeiro na fila caso alguma cadeira fique vaga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?