metropoles.com

Após declarar apoio a Nunes, Tarcísio intensifica agendas com prefeito

Tarcísio de Freitas já fez quatro encontros públicos com Ricardo Nunes nas duas últimas semanas, além de articular apoio de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, cercado de pessoas, falando ao microfone
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, cercado de pessoas, falando ao microfone - Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

São Paulo — Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou as agendas em conjunto com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), após confirmar, na semana passada, que irá apoiá-lo nas eleições para a Prefeitura, em outubro. O governador também vem reforçando a promessa de apoio de Jair Bolsonaro (PL) à candidatura.

Da semana passada para cá, já foram três os eventos do governador que contaram com a presença do prefeito. Os dois governos já têm ao menos mais dois encontros planejados para os próximos dias.

Em todos os encontros até aqui, tanto Tarcísio quanto Nunes testaram um discurso, que deve ser levado à campanha no segundo semestre, destacando as vantagens para o cidadão em ter governantes que têm sinergia. O movimento ocorreu após um atrito público no fim do ano, quando ambos se desentenderam sobre a política tarifária entre ônibus, trens e metrô.

O governador decidiu se envolver na campanha e dar o máximo de apoio ao prefeito, segundo aliados, considerando que ele mesmo terá de enfrentar as urnas em 2026 — para a reeleição ou a Presidência — e que o trabalho poderá ser dificultado caso um opositor esteja na Prefeitura de São Paulo fazendo críticas e impondo entraves a suas ações.

Nesta segunda-feira (22/1), ao lado de Nunes, ele falou sobre o trabalho conjunto e sobre o apoio de Bolsonaro durante um evento para marcar a entrega de moradias populares.

“Se não tiver um alinhamento muito grande, as coisas não dão certo. A gente tem encontrado essa reverberação, esse alinhamento aqui na Prefeitura e é isso que está sendo transmitido para o ex-presidente Bolsonaro”, disse Tarcísio.

“As conversas estão andando muito bem, acho que o presidente entendeu. Tem uma questão de viabilidade eleitoral, também, na mesa. Isso com certeza vai ser decisivo também para esses eleitores do presidente embarcarem nessa frente ampla”, disse Tarcísio.

“O presidente sempre teve apreço pelo Ricardo [Nunes], sempre teve uma boa relação com o Ricardo, e acho que está entendendo bastante o cenário eleitoral, as várias possibilidades, e é por isso que eu entendo que estará junto também, vai apoiar o Ricardo Nunes e é um apoio importante, que traz essa parcela da direita para essa candidatura”, afirmou o governador.

Nunes e Tarcísio querem garantir o apoio do eleitor bolsonarista ao que eles têm chamado de “frente ampla contra a extrema esquerda”, em uma referência à candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que conta com apoio do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Boulos e petistas também citam “frente ampla” — no caso deles, contra o bolsonarismo.

Parcerias

Foram dois eventos neste ano de Nunes e Tarcísio para a divulgação de investimentos da Habitação em São Paulo. Um na semana passada e outro nesta segunda. Na última quarta-feira (17/1), o encontro foi para anunciar investimentos em geração de energia renovável.

Aliados de Nunes já buscavam, desde o ano passado, reforçar a divulgação das ações da Prefeitura ligadas à Habitação, tema sensível a Boulos, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

A Prefeitura tem um programa habitacional em que o poder público compra apartamentos prontos, construídos pela iniciativa privada, e os repassa a famílias de baixa renda. Já o governo estadual custeia a entrada da unidades habitacionais e financia moradias para o mesmo público. Somando os dois programas, a cidade deve receber 50 mil unidades neste ano.

Nunes deve convidar Tarcísio, nos próximos dias, para a viagem inaugural do Aquático, primeiro transporte público hidroviário da capital, que deve atender moradores de regiões do extremo sul da capital, fazendo percurso de mais de uma hora de duração serem reduzido para viagens de 15 minutos.

Já Tarcísio deve convidar Nunes para o lançamento do concurso que vai escolher o escritório de arquitetura que irá desenhar o novo centro administrativo do Estado, um complexo que o governador vem prometendo fazer ao redor da Praça Princesa Isabel, no centro, em uma tentativa de revitalizar a área, deteriorada pela Cracolândia.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?