metropoles.com

Valdemar diz a Nunes que Bolsonaro vai apoiá-lo em 2024 e indicar vice

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto disse ao prefeito Ricardo Nunes que Jair Bolsonaro decidiu apoiar a reeleição do emedebista em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Beto Barata/PL
Foto colorida de valdemar costa neto com ricardo nunes e jair bolsonaro - metrópoles
1 de 1 Foto colorida de valdemar costa neto com ricardo nunes e jair bolsonaro - metrópoles - Foto: Beto Barata/PL

São Paulo — O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nesta quinta-feira (21/12), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai apoiá-lo na campanha pela reeleição à Prefeitura da capital em 2024.

A conversa ocorreu após Valdemar declarar à jornalista Bela Megale, do Globo, que Bolsonaro decidiu apoiar Nunes após uma série de acenos públicos do ex-presidente à pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL). Segundo Valdemar, caberá a Bolsonaro indicar o vice na chapa do atual prefeito.

Os dois conversaram sobre o tema na última terça-feira (19/12), quando, segundo interlocutores, teria ficado claro para o ex-presidente que Salles implodiu diversas pontes na política com ataques públicos e não tem força eleitoral para derrotar o deputado federal e pré-candidato Guilherme Boulos (PSol), que é apoiado pelo PT

A declaração do presidente do PL ocorre logo após Nunes divulgar um vídeo em suas redes sociais no qual reafirma o desejo de ter o apoio de Bolsonaro no ano que vem e fala da “responsabilidade” do ex-presidente no plano para impedir a vitória de Boulos e do PT — o deputado do PSol tem liderado as pesquisas de intenção de voto.

O afago explícito de Nunes a Bolsonaro também visou conter uma possível perda de apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disse nesta semana que “jamais” ficaria contra Bolsonaro em uma eleição, exatamente no momento em que o ex-presidente acenava para Salles.

Valdemar sempre defendeu que o PL apoiasse a reeleição de Nunes, mas dizia que a palavra final seria de Bolsonaro. Apesar do acerto, confirmado por interlocutores do ex-presidente, Bolsonaro não deve dar nenhuma declaração pública sobre aliança eleitoral antes de fevereiro.

Mesmo assim, o entorno de Ricardo Nunes comemorou a notícia dada por Valdemar, vista como um reconhecimento de que o prefeito é o nome mais forte para impedir que a esquerda vença a eleição na maior cidade do país, considerada estratégia para a sucessão presidencial em 2026.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?