metropoles.com

Com um ano e meio de vida, o Metrópoles é líder de audiência no DF

Em janeiro, o portal alcançou os melhores resultados entre os players do DF e entrou para a lista dos 20 maiores sites de notícias do país

Autor Lilian Tahan

atualizado

Compartilhar notícia

Michel Melo/Metrópoles
redação Metrópoles
1 de 1 redação Metrópoles - Foto: Michel Melo/Metrópoles

No último dia 6, despretensiosa segunda-feira pós-carnaval, acordamos com uma ótima surpresa. Estatisticamente, alcançamos o melhor resultado em número de páginas visualizadas desde a inauguração do Metrópoles, há exatos 18 meses. Foram 2 milhões de page views aferidos pelo Google Analytics em meteóricas 24 horas. Métrica perseguida por todos que se lançam no universo digital, mas só conquistada pelas grandes plataformas.

O desempenho do Metrópoles, que mantém a seta do crescimento apontada para cima, antecipou metas e nos colocou diante do próximo desafio. Com um ano e meio de existência, somos, entre os players do DF, líderes em audiência nacional e regional, segundo os dados mais atualizados da comScore para acessos multiplataforma (veja gráfico).

Se as métricas locais são vigorosas, o desempenho do portal no recorte Brasil também avança sistematicamente. Estamos entre os 20 maiores sites de notícias do país, segundo o ranking da categoria News/Information da comScore de janeiro de 2017. E mantemos essa mesma performance quando submetidos a levantamento do Alexa, outra ferramenta que posiciona urls hospedadas na web. Nesse caso, no entanto, a comparação não distingue portais noticiosos de outros endereços eletrônicos. Aí, emparelhamos, em tráfego de acessos, com canhões da internet, como a Americanas.com e o Reclame Aqui.

No enxuto mês de fevereiro, quase 30 milhões de páginas do Metrópoles foram visualizadas, segundo o Google Analytics. O que nos dá a segurança de afirmar que somos muito lidos não só na capital, mas também fora dela. O volume crescente de audiência é, sem dúvida, um dos sinais de que o portal entrou na rotina do brasiliense e de outros milhares de brasileiros. Mas esse não é o nosso único termômetro para medir o interesse do público pelo que produzimos.

Há conteúdos que não se expressam pela quantidade dos que leram, mas pela qualificação de quem os consumiu. No último ano, o trabalho do Metrópoles foi reconhecido em premiações tradicionais e muito respeitadas no meio jornalístico. O portal levou o CNT (Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres), o CNI, na categoria Centro-Oeste (O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial), o Abracopel (Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016), além de ganhar o troféu de melhor site, segundo o Prêmio Engenho de Comunicação.

A mais recente premiação foi concedida pela Society for News Design (Sociedade do Design de Notícias, em tradução livre), organização internacional que apoia profissionais da imprensa. Quase como o Oscar do jornalismo digital, o Metrópoles ganhou dois prêmios da SDN, com trabalhos descritos pelos organizadores como de excelência. Na categoria Notícias Diárias, o vencedor foi “Um Impeachment em Quadrinhos”, sobre a derrocada da então presidente Dilma Rousseff (PT). E no quesito Projeto, o especial “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres” mais uma vez foi reconhecido.

E esse mérito é todo seu, caro leitor, que aceitou se abrir para o novo. Hábito, especialmente o de leitura, é algo difícil de a gente mudar. E você se permitiu experimentar. Nossos consumidores são exigentes, nos cobram cotidiana e ostensivamente em todos os nossos canais abertos. Pedem variedade, disponibilidade, querem atenção e respostas rápidas. E nós nos sentimos muito honrados e motivados a atender a todas essas expectativas. Escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e dar retorno à sociedade são especialidades do Metrópoles, que nós fazemos questão de dividir com você, quem tornou tudo isso possível. O nosso muito obrigado, agora multiplicado por 30 milhões de vezes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?