metropoles.com

Metrópoles ganha prêmio internacional de design digital

A Society for News Design divulgou os vencedores do Melhor Design Digital de 2016, o Oscar do jornalismo gráfico

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Redação Metrópoles
1 de 1 Redação Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Society for News Design (Sociedade do Design de Notícias, em tradução livre), organização internacional que apoia profissionais da imprensa, divulgou os vencedores do Melhor Design Digital de 2016, considerado o Oscar do jornalismo gráfico. O Metrópoles ganhou dois prêmios, com trabalhos descritos pelos organizadores como de excelência. Na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada, o ganhador foi “Um Impeachment em Quadrinhos“, sobre a derrocada da então presidente Dilma Rousseff (PT). No quesito Projeto, o especial “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres” faturou o prêmio.

O Metrópoles foi premiado ao lado de publicações internacionais de peso, como The New York Times, The Washington Post, National Geographic, Wall Street Journal e The Guardian. “Sermos premiados duas vezes ao lado dos maiores veículos de comunicação do mundo aumenta nossa responsabilidade e nos encoraja a seguir com a vocação de lançar tendências e quebrar paradigmas”, avaliou a diretora de redação do portal, Lilian Tahan.

Gui Primola/Metrópoles
Gui Primola/Metrópoles

 

Entre os veículos nacionais, o Metrópoles foi o terceiro mais premiado junto ao Zero Hora. O Globo, Estadão e a Folha de S.Paulo também tiveram trabalhos considerados de excelência, segundo a SND.

A matéria “Um Impeachment em Quadrinhos” narrou o processo de saída da ex-presidente Dilma do Palácio do Planalto. “Foi um jeito diferente de contarmos uma história que todos os jornais do país estavam cobrindo”, contou o editor de arte, Gui Prímola. Ele coordenou e fez as animações do projeto a partir das ilustrações criadas por Cícero Lopes e do roteiro de Fernando Braga.

Arte/Metrópoles

 

A reportagem especial “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres“, também vencedora do prêmio CNT de Jornalismo, relatou o machismo diário dentro dos transportes públicos do Brasil. Gui Prímola criou o design e Cícero Lopes desenvolveu a infografia. “O portal sempre vai contar histórias de uma maneira visualmente atrativa e interativa”, resumiu o editor de arte.

Foto: Rafaela Felicciano/ Arte: Gui Primola

 

Reconhecimento
Apesar de ter apenas um ano e meio de existência, o Metrópoles conquistou expressivas vitórias em prêmios nacionais e locais nos últimos meses. Em novembro de 2016, venceu a categoria Internet do CNT de Jornalismo, com a reportagem “Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres”.

Em setembro, o portal faturou o Prêmio Abracopel de Jornalismo, com a reportagem “Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016”.

No mês de julho, sagrou-se vencedor do concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016, na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi “O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial”, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria Feira dos Importados — A Máfia do Comércio de Rua foi finalista na mesma categoria.

O Metrópoles também venceu o Prêmio Engenho de Comunicação na categoria Melhor Site. O portal concorria com as páginas G1 e Jota. Em dezembro de 2015, a reportagem especial “Um deserto chamado Distrito Federal” foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet do 2º Prêmio Bombeiros da Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e tevê.

O veículo ainda foi finalista no Prêmio Abear de Jornalismo. A reportagem selecionada, “O céu é para todos“, fez um diagnóstico dos avanços da aviação civil nos últimos anos e mostrou os principais desafios do momento atual para o setor.

Compartilhar notícia