Descubra 22 chás para experimentar em 2022

Os chás podem ajudar tanto em problemas físicos, quanto mentais e espirituais. Confira a seleção para 2022

atualizado 06/01/2022 13:23

Na foto temos uma xícara branca com um liquido escuro e ums ache de cha dentro e ao redor um vidro com liquido em tom caramelo, um prato com sementes e a ponta de uma folha de palmeiraFoto: Unsplash

As plantas medicinais são usadas há milhares de anos para diversos fins, desde problemas físicos, quanto mentais e espirituais. Muitas pesquisas já comprovaram indicações de uso já sabidas do conhecimento popular. No entanto, muitas vezes, ficamos com dúvidas de quais ervas usar para cada momento. Listamos aqui 22 chás para você experimentar em 2022.

Afinal, manter nosso organismo equilibrado é a chave para combatermos muitos problemas. Somente o hábito de parar para preparar um chá, sentar e apreciar a bebida retira a pessoa do looping mental de pensamentos acelerados, o que traz calma para o corpo físico, mental e energético.

Vamos começar agora? Veja, a seguir, 22 chás para você experimentar em 2022.

1. Chá para ansiedade: as plantas medicinais são importantes aliadas para amenizar o estado ansioso. Atente para o fato de que algumas também induzem a um estado de sonolência. Portanto, na parte da manhã e da tarde, prefira camomila, erva doce e melissa. Deixando para o período noturno o capim cidreira e o maracujá. Veja aqui como preparar chá para ansiedade.

2. Chá para perda de peso: fácil e rápido de fazer, o chá de hibisco pode ajudar na perda de peso, sendo especialmente eficiente na eliminação da gordura do abdômen e na prevenção do “fígado gorduroso”. Veja como fazer o chá de hibisco aqui!

3. Chá para TPM: podemos contar com muitas ervas e suplementos para minimizar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual, incluindo uma receita de orégano com camomila (veja aqui), que pode ser tomado quentinho antes de dormir. A combinação tem efeito calmante e leve sedativo, aliviando cólicas e estresse.

via GIPHY

4. Chá digestivo: o Banchá é o “chá japonês”. O mesmo que o chá verde, mas as folhas são envelhecidas por pelo menos três anos. Por ser altamente alcalinizante, também é indicado contra azia.

5. Chá contra gripe e resfriado: o gengibre é uma planta anti-inflamatória, pois auxilia no aumento da temperatura corporal e pode ser utilizada no combate de resfriados e gripes. Veja aqui uma receita de chá antigripal.

6. Chá relaxante: o efeito calmante é sem dúvida o mais conhecido da camomila — e não é à toa. A planta tem um efeito relaxante incrível, por isso, é muito usada na forma chá. Tome uma xícara sempre que quiser relaxar, não só hora de dormir, como ao longo do dia também.

7. Chá para dormir bem: o chá de cidreira, por ter um sabor suave e adocicado, é muito indicado para as crianças também.

8. Chá para começar o dia: o chá verde é um bom substituto do café, pois também contém cafeína. É também um bom desintoxicante. Experimente fazer uma infusão de 1 pitada de chá verde com algumas folhas de erva-cidreira.

9. Chá para acompanhar uma boa conversa: o chá de maçã é muito saboroso, combina bem com biscoitos ou bolos simples. Use maçã seca, canela em pau, cravo-da-índia e um bom pedaço de casca de laranja.

10. Chá de especiarias Ayurvédico: é recomendado para ativar o “fogo” da digestão. Indicado para quem tem digestão lenta, gases ou mau-hálito. Ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e 1 dedinho de gengibre. Podem ser tomadas várias xícaras ao longo do dia.

Gostou? Confira a lista completa de chás no Personare, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias