metropoles.com

Vendas do varejo caem em dezembro, mas fecham 2022 em alta

No acumulado de 2022, o varejo teve crescimento de 1% em relação ao ano anterior; em relação a dezembro de 2021, alta foi de 0,4%

atualizado

Compartilhar notícia

Marlon Costa/agência estado
varejo
1 de 1 varejo - Foto: Marlon Costa/agência estado

As vendas do varejo no Brasil tiveram queda de 2,6% em dezembro do ano passado, na comparação com o mês anterior, mas fecharam 2022 em alta. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado de 2022, o comércio varejista teve crescimento de 1% em relação ao ano anterior. Já na comparação com dezembro de 2021, a alta foi de 0,4%.

A retração mensal nas vendas do varejo foi a segunda consecutiva e veio acima do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv estimava um queda de 0,7% na base mensal. Na comparação anual, a projeção era uma alta de 2,4%.

O indicador registrou queda em sete dos oito segmentos pesquisados pelo IBGE: tecidos, vestuário e calçados (-6,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,9%), combustíveis e lubrificantes (-1,6%), móveis e eletrodomésticos (-1,6%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,6%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%).

Somente o setor de livros, jornais, revistas e papelaria fechou dezembro com resultado positivo, uma leve alta de 0,1%.

No acumulado do ano passado, cinco das oito atividades monitoradas pelo IBGE tiveram crescimento das vendas. Além de combustíveis e lubrificantes (16,6%), o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (14,8%) também registrou aumento de dois dígitos.

Segundo o IBGE, o setor de combustíveis começou a crescer em julho do ano passado, quando houve uma mudança na política de preços dos principais produtos.

“Com essas mudanças, essa atividade teve aumento significativo e, após aquele momento, teve quedas grandes. Em novembro, houve uma perda de 5,4% e o resultado de dezembro intensificou ainda mais essa trajetória. Mesmo assim, o acumulado do ano para esse setor foi o maior da série histórica”, salientou Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?