metropoles.com

Índice Cielo: vendas no varejo crescem 1,1% em novembro

Foi o 13º mês consecutivo de alta; índice foi impulsionado por supermercados, hipermercados e turismo, além de Black Friday e Copa do Mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
homem e mulher brancos olham a vitrine de uma loja dentro de um shopping
1 de 1 homem e mulher brancos olham a vitrine de uma loja dentro de um shopping - Foto: Getty Images

Em um mês marcado por eventos como Black Friday e Copa do Mundo, as vendas do varejo registraram crescimento de 1,1% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Em termos nominais, que refletem a receita de vendas observadas pelos varejistas, o indicador subiu 10,3%, impulsionado por supermercados, hipermercados, turismo e transporte. É o 13º mês consecutivo de alta.

Em outubro, o Índice Cielo apontou uma expansão de 1% nas vendas do comércio varejista. Em setembro, a alta foi de 0,3%.

“O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”, explicou o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, em nota.

Além da Black Friday e da Copa, o feriado pela Proclamação da República (15 de novembro) caiu em uma terça-feira neste ano, o que levou a um fim de semana prolongado, com mais compras.

O ICVA é apurado por meio de consultas junto a 1,1 milhão de varejistas credenciados na empresa de meios de pagamento Cielo. Eles estão distribuídos por 18 setores do comércio varejista em todo o país.

Dados de outubro do IBGE

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas do comércio varejista registraram um crescimento de 0,4% em outubro, na comparação com setembro.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 2,7%, segundo o IBGE.

Apesar do avanço, houve uma desaceleração no volume de vendas em outubro – em setembro, a alta foi de 1,2% na comparação com o mês anterior.

O instituto ainda não divulgou os dados relativos a novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?