metropoles.com

Vendas no varejo aumentam 1% em outubro, aponta Índice Cielo

É o 12º mês consecutivo de alta nas vendas do varejo

atualizado

Compartilhar notícia

Marlon Costa/agência estado
varejo
1 de 1 varejo - Foto: Marlon Costa/agência estado

As vendas no varejo brasileiro registraram crescimento de 1% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Quando se consideram os valores nominais – que se referem à receita de vendas observada pelos varejistas –, a alta do indicador superou os 10%.

O resultado pode ter sido prejudicado em outubro porque o mês teve uma sexta-feira a menos e uma segunda-feira a mais. Tradicionalmente, o volume de vendas é maior às sextas e menor às segundas.

Além disso, a realização das eleições no Brasil – nos dias 2 e 30 de outubro – também pode ter tido impacto no comércio. Neste ano, o Dia das Crianças (12 de outubro, data do feriado de Nossa Senhora Aparecida) caiu no meio da semana, em uma quarta-feira. No ano passado, por exemplo, foi na terça, o que prolongou o feriado, favorecendo as compras.

Segmentos como os postos de gasolina, que haviam desacelerado em setembro, voltaram a avançar. Segundo os dados da Cielo, outubro é o 12º mês consecutivo de alta nas vendas do varejo.

Crescimento

Como o Metrópoles noticiou na semana passada, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,1% na passagem de agosto para setembro – a primeira alta em cinco meses. Na comparação com 2021, houve um crescimento de 3,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste ano, o setor acumula aumento de 0,8%. Nos últimos 12 meses, queda de 0,7%.

Black Friday

A expectativa do comércio para novembro é que uma combinação perfeita entre vários eventos importantes com potencial impacto sobre as vendas faça com que a Black Friday deste ano, programada para o dia 25, seja a mais lucrativa desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo, em 2010.

A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a entidade, a expectativa para a Black Friday de 2022 é uma movimentação financeira de até R$ 4,2 bilhões. Se o resultado for alcançado, a alta em relação ao ano passado será de 1,1%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?