Guerra no Oriente Médio cria caos em voos e derruba ações de aéreas
Estimativa é de que, desde sábado, no início do conflito, cerca de 7,5 mil decolagens foram canceladas, situação comparável à da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia

Cerca de 7,5 mil voos foram cancelados desde sábado (28/2), quando começou o conflito no Oriente Médio, opondo Estados Unidos e Israel contra o Irã. Só nesta segunda-feira (2/3), foram cortados 1,5 mil voos.
A estimativa é do jornal britânico The Guardian, que considerou o atual quadro de caos aéreo, comparável ao do início da pandemia, em 2020. No atual contexto, as ações das empresas do setor de aviação e turismo caem forte nos pregões.
No Oriente Médio, em Dubai, o hub internacional mais movimentado do mundo, e Doha, fecharam pelo terceiro dia consecutivo. As ações da TUI, a maior empresa de viagens da Europa, recuaram 7% no início do pregão. A IAG, proprietária da British Airways, registrou perdas de 9% e a Lufthansa e a Air France-KLM, 7%.
Os papéis da rede de hotéis Accor e da empresa de cruzeiros Carnival também anotaram fortes quedas. No caso das companhias aéreas americanas, o baque girava em torno de 5% nas negociações de pré-abertura do mercado.
