metropoles.com

Secretário do Irã rebate Trump e diz: “Não negociaremos com os EUA”. Vídeo

Ali Larijani, secretário de Segurança do Irã, alegou ainda que “a ilusão de Trump arrastou toda a região para uma guerra desnecessária”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/X
Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã - Metrópoles
1 de 1 Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã - Metrópoles - Foto: Reprodução/X

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, afirmou que os iranianos não estão abertos a negociações com os Estados Unidos após os ataques ao país no fim de semana. Em publicação no X, ele foi taxativo: “Não negociaremos com os Estados Unidos”.

A declaração contradiz o presidente norte-americano, Donald Trump, que, no domingo (1º/3), alegou que a nova liderança iraniana tinha interesse em retomar negociações.

Larijani, na mesma rede social, escreveu, ainda, que “a ilusão de Trump arrastou toda a região para uma guerra desnecessária e agora ele está, com razão, preocupado com mais baixas americanas”.

“É realmente muito triste que ele esteja sacrificando recursos e vidas americanas para promover as ambições expansionistas ilegítimas de (Benjamin) Netanyahu, (primeiro-ministro de Israel)”, alegou.

Trump se pronuncia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um novo pronunciamento, nesse domingo (1º/3), sobre a operação militar contra o Irã, que escalou o conflito no Oriente Médio. Em um balanço da ação, o republicano afirmou que centenas de alvos foram atingidos, incluindo instalações da Guarda Revolucionária e sistemas de defesa aérea, e que líderes do comando militar iraniano “se foram”.

Secretário do Irã rebate Trump e diz: “Não negociaremos com os EUA” - destaque galeria
5 imagens
Israel afirma ter atacado Teerã, capital do Irã, preventivamente
Irã atacou a 5ª Frota da Marinha dos EUA em Manama, no Bahrein
Israel lança ataques contra o Irã
Imagens mostram fumaça preta saindo da Frota da Marinha norte-americana no Bahrein
Secretário do Irã rebate Trump e diz: “Não negociaremos com os EUA” - imagem 1
1 de 5

Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images
Israel afirma ter atacado Teerã, capital do Irã, preventivamente
2 de 5

Israel afirma ter atacado Teerã, capital do Irã, preventivamente

Majid Saeedi/Getty Images
Irã atacou a 5ª Frota da Marinha dos EUA em Manama, no Bahrein
3 de 5

Irã atacou a 5ª Frota da Marinha dos EUA em Manama, no Bahrein

Stringer/Anadolu via Getty Images
Israel lança ataques contra o Irã
4 de 5

Israel lança ataques contra o Irã

Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images
Imagens mostram fumaça preta saindo da Frota da Marinha norte-americana no Bahrein
5 de 5

Imagens mostram fumaça preta saindo da Frota da Marinha norte-americana no Bahrein

Stringer/Anadolu via Getty Images

O titular da Casa Branca disse ainda que as operações continuarão até que “todos os objetivos” sejam atingidos. “As operações de combate continuam neste momento com força total, e continuarão até que todos os nossos objetivos sejam alcançados. Temos objetivos muito fortes”, garantiu.

Veja vídeo divulgado por Israel em ataque ao Irã:

Trump lamentou as mortes de militares norte-americanos durante o conflito e prometeu “vingá-los”. “Infelizmente, é possível que haja mais [baixas]”, afirmou.

Trump também fez um apelo aos militares iranianos: “Entreguem as suas armas e recebam total imunidade, ou encarem a morte certa. Será morte certa. Não será bonito”, declarou.

Ainda no domingo, o republicano afirmou que a ação militar causou a morte de 48 membros da cúpula iraniana. Os ataques começaram no sábado (28/2) e atingiram a capital Teerã e regiões do país persa. O ataque resultou na morte do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e de outras lideranças do regime. Segundo a mídia estatal iraniana, mais de 200 pessoas morreram e outras 700 ficaram feridas após a ofensiva.

O Irã retaliou a operação com ataques às bases militares dos Estados Unidos em países da região do Golfo. Três soldados norte-americanos morreram e outros cinco ficaram gravemente feridos nas ações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?