metropoles.com

Em nota, Fiesp critica medidas econômicas de Haddad

Texto da entidade aponta que ações apresentadas pelo governo podem levar a um eventual aumento da carga tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles - Foto: Reprodução

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou na noite desta quinta-feira (12/1) uma nota com críticas às medidas econômicas anunciadas à tarde pelo governo. O conjunto de ações foi apresentado em Brasília pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao lado das ministras do Planejamento, Simone Tebet, e da Gestão, Esther Dweck.

O texto, assinado pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, aponta: “A melhora do resultado fiscal não pode estar ancorada majoritariamente no aumento de receitas, tendo o Brasil uma das maiores cargas tributárias do mundo, arcando a indústria de transformação com parcela significativa do total de impostos arrecadados.”

A seguir, a entidade acrescenta: “Além disso, o alto volume de contencioso reforça a necessária e urgente reforma tributária. Desonerações precisam ser revisadas e discutidas à luz de uma ampla e isonômica reforma tributária”.

O atual presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, é filho de José Alencar, ex-vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva nos dois primeiros mandados do petista, entre 2003 e 2011, na Presidência da República.

Gomes chegou a ser convidado por Lula para comandar o Ministério da Indústria e Comércio, mas não aceitou o posto. Com isso, e após o empresário Pedro Wongtschowski também ter recusado o cargo, o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, assumiu a pasta.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?