metropoles.com

Ucrânia muda placas para confundir russos e indica caminho para Haia

Haia, na Holanda, é onde está sediado o Tribunal Penal Internacional – Corte responsável pelo julgamento de crimes de guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Redes sociais/reprodução
Placa com nomes de direções apagados na Ucrânia confunde soldados russos. Ao invés dos nomes reais, vê-se escrito "Haia" - Metrópoles
1 de 1 Placa com nomes de direções apagados na Ucrânia confunde soldados russos. Ao invés dos nomes reais, vê-se escrito "Haia" - Metrópoles - Foto: Redes sociais/reprodução

Em nova tentativa de confundir as forças militares russas, ucranianos estão alterando placas de trânsito que indicam rotas paras as principais cidades do país. Em resposta aos ataques, o governo da Ucrânia retirou as sinalizações de tráfego e as substituiu por indicações de caminhos para Haia, na Holanda, onde está sediado o Tribunal Penal Internacional.

A Corte é responsável pelo julgamento de crimes de guerra. A imagem das placas (foto em destaque) foi compartilhada nas redes sociais pelos próprios ucranianos.

O Tribunal Penal Internacional de Haia já anunciou a abertura de investigação para apurar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O anúncio da instauração de inquérito foi feito no final de semana pelo procurador Karim Khan.

0

 

A decisão atendeu a uma ação movida pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. A Ucrânia pede que o governo russo seja responsabilizado por “manipular a noção de genocídio para justificar a agressão”.

“Decidi prosseguir com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia, o mais rapidamente possível”, comentou o procurador, na ocasião.

 

Compartilhar notícia