Trump afirma que guerra contra o Irã está “praticamente encerrada”

Trump disse que guerra contra o Irã pode acabar em breve e avaliou resistência das forças militares iranianas: “Não sobrou nada”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Win McNamee/Getty Images
Donald Trump no discurso do Estado da União, no Capitólio
1 de 1 Donald Trump no discurso do Estado da União, no Capitólio - Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que a guerra contra o Irã “está muito adiantada” em relação ao cronograma norte-americano e que está “praticamente encerrada”. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (9/3), em entrevista à CBN News.

Por telefone, o republicano associou o adiamento no cronograma da guerra ao fato de que a estrutura militar iraniana já estaria muito prejudicada. “Acho que a guerra está praticamente encerrada”, disse ele. “Eles não têm Marinha, nem comunicações, nem força aérea. Seus mísseis estão dispersos. Seus drones estão sendo destruídos por toda parte, inclusive a fábrica de drones. Se você observar, não sobrou nada. Não sobrou nada, em termos militares.”

O conflito, que chega ao 10º dia nesta segunda, teve início em 28 de fevereiro, quando o Irã foi bombardeado por Estados Unidos e Israel. Os ataques foram seguidos por ações de retaliação de Teerã na região.

Segundo o embaixador iraniano na ONU, mais de 1,3 mil civis morreram no Irã durante o bombardeio, enquanto Israel registra 13 mortes por ataques iranianos. Sete militares dos EUA também morreram em ataques retaliatórios, de acordo com o governo norte-americano.

Ataque a Israel

As Forças de Defesa de Israel anunciaram, na manhã desta segunda-feira (9/3), ter identificado mísseis lançados pelo Irã em direção ao território de Israel. Este é o primeiro ataque desde o anúncio de Mojtaba Khamenei como novo líder supremo do país, ocorrido no domingo (8/3). O novo líder é filho do aiatolá Ali Khamenei, morto nos ataques de 28 de fevereiro.

Exército afirmou que já estava em operação para interceptar as ameaças e orientou a população a seguir as recomendações do Comando da Frente Interna.

De acordo com os serviços de emergência israelenses, um homem de 40 anos morreu após ser atingido por estilhaços da explosão no centro de Israel. O comunicado também informa que outro homem ficou gravemente ferido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?