Trump sobre retorno de jogadoras ao Irã: “Provavelmente serão mortas”
Presidente dos EUA criticou decisão da Austrália de permitir o retorno da seleção feminina iraniana após eliminação na Copa da Ásia
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que o governo da Austrália conceda asilo às jogadoras da seleção feminina de futebol do Irã, nesta segunda-feira (9/3), por meio da sua rede social Truth Social. Segundo o empresário norte-americano, permitir que as atletas retornem ao país em meio ao atual cenário político pode colocar suas vidas em risco.
“A Austrália está cometendo um terrível erro humanitário ao permitir que a Seleção Nacional Feminina de Futebol do Irã seja forçada a retor nar ao Irã, onde provavelmente serão mortas. Não faça isso, Sr. Primeiro-Ministro, conceda ASILO. Os EUA as acolherão se o senhor não o fizer. Agradeço sua atenção a este assunto”, publicou.
A declaração ocorreu após a eliminação da equipe na Copa da Ásia Feminina de Futebol, competição disputada em território australiano. O presidente afirmou que os Estados Unidos estariam dispostos a receber as jogadoras caso a Austrália não aceite o pedido de proteção.
A eliminação ocorreu no domingo (8/3), após derrota por 2 x 0 para a seleção feminina das Filipinas. Do lado de fora do estádio, torcedores tentaram impedir a saída do ônibus da delegação, demonstrando preocupação com possíveis punições ao retorno ao Irã.
Durante o torneio, as jogadoras foram acusadas de desrespeitar o país por não cantarem o hino nacional antes da partida contra a Seleção Feminina da Coreia do Sul. No jogo seguinte, diante da Seleção Feminina da Austrália, a equipe mudou a postura. As atletas entoaram o hino e fizeram uma saudação militar antes do início da partida.






