Irã ataca vizinhos após escolha de novo líder e EUA esvazia embaixada

Irã anunciou neste domingo a escolha do novo líder supremo do país, Mojtaba Khamenei, que é o segundo filho do aiatolá Ali Khamenei

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Majid Saeedi/Getty Images
Imagem colorida de fumaça após ataque a depósito de petróleo no Irã
1 de 1 Imagem colorida de fumaça após ataque a depósito de petróleo no Irã - Foto: Majid Saeedi/Getty Images

Horas após escolher o novo líder supremo do país, neste domingo (8/3), o Irã realizou ataques contra países vizinhos. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos orientaram a desocupação da embaixada na Arábia Saudita.

Na madrugada de segunda-feira (9/3), pelo horário local, foi relatada uma série de ataques com mísseis e drones em todo o Oriente Médio. (As informações são da ABC News)

O Ministério da Defesa do Catar relatou que as forças armadas interceptaram um ataque com mísseis. Já o Ministério da Defesa da Arábia Saudita informou ter interceptado e destruído dois drones que estavam direcionados para o campo de Shaybah.

O Ministério do Interior do Bahrein comunicou que as sirenes de alerta estavam soando. “Os cidadãos e residentes são aconselhados a manter a calma e dirigir-se ao local seguro mais próximo”, orientou o órgão.

O Exército do Kuwait também relatou estar na mira de ataques. As defesas aéreas estavam enfrentando investidas inimigas hostis de mísseis e drones.

A série de ataques foi realizada horas após o Irã anunciar a escolha de Mojtaba Khamenei, de 56 anos, como novo líder supremo do país. Ele é o segundo filho do aiatolá Ali Khamenei, que morreu em 28 de fevereiro após ataques conduzidos por Israel e Estados Unidos contra o Irã.

Arábia Saudita

Ao mesmo tempo em que se multiplicam os ataques no Oriente Médio, o Departamento de Estado norte-americano ordenou no domingo a evacuação de funcionários governamentais não essenciais e as famílias deles da Arábia Saudita.

Antes, havia outra orientação, a de que os funcionários estavam autorizados a deixar o país devido a riscos à segurança.

A embaixada dos EUA na Arábia Saudita permanece operacional, no entanto, apenas com a equipe essencial nos postos, segundo o Departamento de Estado.

O conflito começou no último dia 28. Desde então, Estados Unidos, Irã e Israel têm protagonizado a maioria dos ataques. As proporções da contenda bélica aumentou após o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei ser morto em um bombardeio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?