metropoles.com

Reator nuclear em Kharkiv, na Ucrânia, é atingido por bombardeio russo

Dispositivo de fissão nuclear foi alvo de mísseis neste sábado (26/3). Autoridades ucranianas não conseguem estimar danos devido aos ataques

atualizado

Compartilhar notícia

Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia/Agência Anadolu via Getty Images
Visão do escritório do governador de Kharkiv danificadoapós o ataque de mísseis do exército russo na cidade - Metrópoles
1 de 1 Visão do escritório do governador de Kharkiv danificadoapós o ataque de mísseis do exército russo na cidade - Metrópoles - Foto: Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia/Agência Anadolu via Getty Images

Um reator experimental nuclear em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por bombardeios do Exército russo neste sábado (26/3). Segundo autoridades ucranianas, esta não é a primeira vez que o prédio do instituto de física esteve na mira dos mísseis. Contudo, o dispositivo de fissão ainda não havia sido impactado.

Em comunicado, a instituição afirma que ainda é impossível avaliar a extensão dos danos devido ao bombardeio contínuo na área da instalação nuclear. A ofensiva pode gerar graves riscos por conta dos efeitos da radiação, capaz de contaminar o entorno. As informações são do portal The Kyiv Independent.

A instalação de pesquisa faz parte do Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv, que produz materiais radioativos para uso médico e industrial. A exposição à radiação pode gerar impactos graves à saúde, imediatos e de longo prazo, incluindo câncer.

 

0

Autoridades ucranianas apontam que a intensidade dos ataques russos se encontra em uma escalada assombrosa, inclusive com hospitais, escolas, casas e abrigos como alvo. Ao menos quatro grandes cidades no país estão em colapso. Faltam água, luz, aquecimento, comunicação (internet e telefone) e comida.

Enfrentam a situação mais dramática Kiev, capital e coração do poder; Kharkiv, a segunda maior cidade do país; Mariupol, que está sitiada há 10 dias e tem vivido ataques maciços; e Kherson, onde russos alegam ter tomado o poder.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?