metropoles.com

Presidente da Turquia ameaça abrir fronteira da UE para refugiados

Recep Tayyip Erdogan reagiu com violência à votação no parlamento Europeu, que pede a não entrada da Turquia na União Europeia

atualizado

Compartilhar notícia

Presidency Of The Republic Of Turkey
presidente erdogan turquia
1 de 1 presidente erdogan turquia - Foto: Presidency Of The Republic Of Turkey

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu nesta sexta-feira (25/11) que, caso a União Europeia continue a ameaçar seu país, irá abrir a fronteira e permitir que centenas de milhares de imigrantes e refugiados sigam para os países do bloco.

Em sua fala, Erdogan reagiu de maneira furiosa a uma votação realizada nesta quinta (24) no Parlamento Europeu, que recomendou que o bloco congelasse as negociações para a entrada da Turquia na UE, por causa da forte repressão oficial após uma tentativa fracassada de golpe em julho. “Somos nós que alimentamos entre 3 e 3,5 milhões de refugiados neste país. Vocês traíram suas promessas”, afirmou Erdogan, referindo-se à UE. “Se vocês foram mais longe, esses portões fronteiriços serão abertos.”

A votação do Parlamento Europeu não tem caráter vinculante, ou seja, não precisa necessariamente ser adotada pelo bloco.

Neste ano, a UE fechou um acordo para que imigrantes e refugiados fossem levados de volta à Turquia, em troca de um pacote que inclui ajuda a refugiados e de acelerar o diálogo para a entrada do país no bloco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?