metropoles.com

Espanha: com acordo, Pedro Sánchez é confirmado primeiro-ministro

Socialista fechou “coalizão progressista” com o partido de esquerda Unidas Podemos, que indicará seu vice

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images
Spanish Candidates Vote At General Election
1 de 1 Spanish Candidates Vote At General Election - Foto: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

O socialista Pedro Sánchez foi confirmado primeiro-ministro da Espanha nesta terça-feira (07/01/2020) após fazer uma “coalizão progressista” com o Unidas Podemos, também de esquerda. Para fechar o acordo, ele cedeu o cargo de vice para o líder do Podemos, Pablo Iglesias.

Iglesias será, oficialmente, o vice-presidente de Governo, ou vice-primeiro-ministro. No acordo, também está previsto que membros do Podemos sejam indicados como ministros.

Além do Podemos, que resistiu por meses a uma coalizão, a legenda de Sánchez, o Partido Socialista dos Trabalhadores da Espanha (PSOE), também conseguiu o apoio de 13 nomes da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

Sánchez estava no cargo desde junho de 2018 e convocou novas eleições em fevereiro do ano passado. Na esteira, foram realizados dois processos eleitorais, ambos vencidos pelo PSOE sem maioria absoluta. O partido, contudo, não conseguiu firmar acordo e Sánchez seguiu interinamente no comando do país – e enquanto PSOE e Podemos não costuravam uma coalizão, a Espanha viu a extrema-direita ganhar espaço.

Ele agora deve ser empossado oficialmente nesta quarta-feira (08/01/2020) pelo rei espanhol, Felipe 6º, para um governo que tem como promessas uma nova reforma trabalhista, a taxação de mais ricos, elevação de salários e compromissos com as pautas do Podemos, como a igualdade de gênero.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações