metropoles.com

Olavo de Carvalho será enterrado em Petersburg, pequena cidade dos EUA

Funeral ocorrerá em cidade próxima de onde o escritor morava, no condado de Dinwiddie, às 17h (horário de Brasília)

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/ Reprodução
Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos brancos, usa roupa de frio e olha seriamente para frente
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos brancos, usa roupa de frio e olha seriamente para frente - Foto: Instagram/ Reprodução

O funeral do escritor Olavo de Carvalho acontecerá nesta quarta-feira (26/1) em Petersburg, cidade do interior da Virgínia, nos Estados Unidos. A cerimônia será realizada às 15h (17h no horário de Brasília) no cemitério St. Josephs, de acordo com a empresa funerária organizadora. As informações foram obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo.

0

Olavo era morador do condado de Dinwiddie, próximo ao local do enterro, e faleceu no hospital John Randolph Medical Center, em Hopewell. No seu livro virtual de condolências, lê-se o comentário único de David Frank Van Develder, um de seus alunos:  “Não existe algo como um grande professor, há apenas grandes estudantes. Obrigado por demonstrar isso de forma tão generosa e com tanta alegria”, escreveu.

O escritor morreu aos 74 anos, na noite da última segunda-feira (24/1), ou madrugada de terça, no horário de Brasília. O comunicado foi feito por meio do seu perfil oficial no Twitter.

A causa da morte não foi divulgada. Entretanto, o próprio escritor afirmou que tinha se infectado com o novo coronavírus, causador da Covid-19, e sua filha afirmou que o pai morreu em decorrência da doença. Porém, o médico particular de Olavo, Ahmed Youssif El Tassa, nega.

Apesar de ter sido criticado por Olavo nos últimos meses, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, lamentou o falecimento em redes sociais. “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, publicou. Bolsonaro também decretou luto oficial de um dia pela morte do filósofo.

Carvalho, natural de Campinas (SP), era casado com Roxane, tinha oito filhos e 18 netos. Vivia desde 2005 nos Estados Unidos, alegando que um dos motivos de sua mudança para fora do Brasil foi a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República. Morando na Virgínia, criou um curso on-line de filosofia que, segundo estimativas de amigos, formou mais de 20 mil pessoas, tornando-se uma de suas principais fontes de renda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações