Missão Marte: equipe da Nasa encerra simulação após 378 dias em isolamento
Voluntários passaram mais de um ano em condições de uma viagem ao planeta vermelho; experimento busca preparar futuras missões tripuladas

Quatro voluntários concluíram, no sábado (31/10), uma missão simulada a Marte após permanecerem 378 dias em isolamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, nos Estados Unidos. O experimento da Nasa, agência espacial norte-americana, busca compreender como uma tripulação pode se adaptar às exigências físicas e psicológicas de uma futura viagem ao planeta vermelho.
A equipe era formada pelo comandante Ross Elder, pela médica Ellen Ellis, pelo oficial científico Matthew Montgomery e pelo engenheiro de voo James Spicer. Eles entraram no habitat em 19 de outubro de 2025 e viveram em uma estrutura de aproximadamente 158 metros quadrados, construída com impressão 3D.
“Estamos honrados e orgulhosos por ter contribuído para esse gigantesco empreendimento, que culminará com o envio dos primeiros seres humanos a Marte”, afirmou Elder ao fim da missão.
Vida em Marte
Durante o confinamento, os participantes realizaram atividades destinadas a reproduzir tarefas de uma missão espacial de longa duração. Entre elas estavam o cultivo de plantas, a manutenção do habitat, exercícios físicos, operações robóticas e caminhadas simuladas na superfície marciana.
A equipe também enfrentou recursos limitados e atrasos deliberados nas comunicações com a Terra, para imitar a distância entre os planetas. Mensagens podiam levar cerca de 22 minutos para chegar ao destino, exigindo planejamento e maior autonomia dos participantes.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO habitat incluía quartos compactos, áreas de trabalho, uma sala de convivência e uma enfermaria. Os voluntários eram responsáveis pela manutenção da estrutura e dos equipamentos, sem troca de equipe durante o período.
Futuras missões espaciais
A missão faz parte do programa Crew Health and Performance Exploration Analog, que investiga como manter astronautas saudáveis, produtivos e conectados em viagens prolongadas além da Terra.
Após deixarem o habitat, os quatro participantes passarão por duas semanas de avaliações e entrevistas com cientistas da Nasa. Os dados coletados poderão ajudar a desenvolver estratégias para enfrentar os desafios de saúde, desempenho e convivência em futuras missões à Lua e a Marte.
Esta foi a segunda simulação da Nasa com duração de 378 dias. A primeira ocorreu entre 2023 e 2024, também no Centro Espacial Johnson.
A agência pretende enviar seres humanos a Marte já na década de 2030. Antes disso, planeja levar astronautas de volta à Lua, pela primeira vez desde 1972.
