Fotos mostram vegetação renascendo após incêndios na Austrália

Moradores tiraram várias imagens em regiões de Nova Gales do Sul que mostram brotos coloridos surgindo em meio às cinzas na natureza

Mary Voorwinde/Facebook

atualizado 08/01/2020 9:33

Depois de meses em um verdadeiro “inferno”, os australianos veem da própria natureza os sinais de resiliência. Os incêndios florestais seguem devastando o país, mas fotos capturadas por moradores mostram a vegetação renascendo das cinzas, em uma demonstração de esperança em meio ao desastre ambiental.

Uma fotógrafa local, Mary Voorwinde, tirou várias imagens em um passeio na costa central de Nova Gales do Sul (NSW), em torno da  área de Kulnura.

0

Nos cliques, brotos verdes e cor-de-rosa vibrantes surgem no meio de terrenos enegrecidos da região devastada pelo fogo.

Mary Voorwinde compartilhou várias dessas imagens em sua página no Facebook.

Ela conta que acompanhava um morador em uma visita a várias propriedades particulares às margens de uma floresta estadual em Kulnura na segunda-feira (06/01/2020).

No relato, ela revela que conversou com vários locais, que retrataram a degradante experiência que passaram ao ver suas propriedades destruídas e animais perdidos para o fogo

“Eles falaram dos bravos bombeiros e do pessoal de serviços de emergência que os ajudaram nos momentos mais assustadores de suas vidas. Histórias de sons tão altos que eram ensurdecedores, a intensidade do calor, a força de cisalhamento e a velocidade do fogo eram incompreensíveis“, conta fotógrafa.

Para eles, as imagens registradas pelas lentes de  Voorwinde representa esperança. “Um sinal de que a natureza está rapidamente de volta ao trabalho, reconstruindo”, disse.

Os incêndios devastaram 45.944 hectares nos arredores de Kulnara antes de ser controlado pelas autoridades de bombeiros.

Vida de volta

O Hospital Port Macquarie Koala também compartilhou uma série de fotos da Floresta do Estado de Bril Bril após os incêndios na costa Norte de Nova Gales do Sul.

A região foi uma das primeiras a ser atingida por altas temperaturas e incêndios catastróficos no início de novembro.

“É promissor ver essa floresta estadual se regenerando após os incêndios. Novos brotos dos troncos das árvores de comida de coala e a vegetação rasteira traziam um sorriso para nossos rostos ‘, dizia um post da organização no Facebook.

0

Um bilhão de animais mortos

Mesmo com os sinais de esperança, a Austrália ainda seguirá enfrentando graves dificuldades com os incêndios incontroláveis. Ultrapassa um bilhão o número de animais mortos por conta dos incêndios avassaladores que castigam a Austrália desde novembro do ano passado. A estimativa é de especialistas da universidade de Sydney. Cerca de 25 pessoas já morreram, milhares de casas foram destruídas e uma área gigantesca foi queimada. Para piorar, o verão australiano está longe do fim, sem previsões de chuvas.

Últimas notícias